Anadia: ‘Centro Interpretativo do Ciclo da Água e das Florestas’ instalado em antiga escola primária

1011
Antiga escola primária de Canelas, Anadia.
Comercio 780

A antiga Escola Primária de Canelas, na Freguesia de Avelãs de Cima, está a ser requalificada pela Câmara local para acolher o ‘Centro Interpretativo do Ciclo da Água e das Florestas’, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem 2018, num investimento total que ronda os 49 mil euros.

“O projeto consiste na valorização de uma antiga escola primária, dando-lhe uma nova vitalidade, inserida numa temática de educação cultural e ambiental, prevalecendo a recuperação do edifício e a possível reutilização dos instrumentos de educação mais clássicos, coadjuvados com uma abordagem ao ciclo da água e ao ciclo das florestas”, explica a edilidade em comunicado.

A água e a floresta, lembra a Câmara, “são duas das maiores riquezas da freguesia de Avelãs de Cima e do concelho.”

Assim, o Centro Interpretativo servirá para “iniciar uma nova estratégia de consciencialização e de valorização destes recursos endógenos, pela importância que têm, pelo valor que representam e pelas funções que desempenham.”

» A intervenção em curso contempla trabalhos de limpezas e lavagens, pinturas exteriores e interiores, caixilharias, aplicação de estores e ainda a revisão das redes de abastecimento de água e sanitários. Numa fase posterior, será efetuada a aquisição de mobiliário e equipamento de multimédia.

» Estão a ser criados os conteúdos relativos a estas temáticas em articulação com os valores ambientais que lhes estão associados, bem como a valorização do património natural e arquitetónico.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780