Autárquicas 21 / Aveiro: CDU ouviu reivindicações dos estudantes universitários

1176
Foto CDU de Aveiro.

A CDU “acompanha integralmente os anseios da comunidade estudantil” da Universidade de Aveiro (UA) “que reclama mais e melhores transportes públicos e maiores incentivos ao uso de bicicletas.”

Uma das conclusões anunciadas pela coligação PCP-Os Verdes da reunião mantida com a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) no âmbito da candidatura autárquica local.

Miguel Viegas e Emídio Abrantes, candidatos à Câmara e Junta da União de freguesias da Glória e Vera Cruz, respetivamente, ficaram a conhecer o caderno reivindicativo dos alunos universitários “para a cidade”, com aspetos relacionados com o dia-a-dia académico, “assim como outros de caráter mais geral”.

A CDU deu conta aos estudantes da proposta de reversão da operação de transportes urbanos, “que nunca deveria ter sido privatizada” e a “criação de um rede pública de transporte tendencialmente gratuita por forma a reduzir drasticamente o uso do automóvel”.

Ainda no capítulo da mobilidade, a CDU defende a criação de um sistema alargado de bicicletas de uso partilhado com estações espalhadas pela cidade geridas através de cartão ou telemóvel 24 horas por dia.

A habitação preencheu outra parte importante da reunião. Segundo a coligação, “os estudantes reclamam mais quartos disponíveis, com residências no centro da cidade, por forma a melhorar a permeabilidade com a UA”.

A CDU reclama, a propósito, “uma maior fiscalização do alojamento local por forma a manter a função habitacional no centro da cidade e não desvirtuar o PDM”.

Defende, ainda, “um amplo plano de reabilitação de prédios devolutos com fundos da UE por forma a colocar mais imóveis no mercado e combater a especulação imobiliária.”

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.