Autárquicas 21/ Aveiro: BE viajou na Linha do Vouga / CDU passou pela ‘Feira dos 14’ / ‘AcA’ denuncia “falência política e financeira” de S. Jacinto

908
Aveiro (Paços de Concelho ao fundo).
Dreamweb 728×90 – Video I

A campanha no concelho de Aveiro nas últimas horas levou o BE a pedir subsídios para os passes na Linha do Vouga, a CDU a reclamar apoio ao comércio local e cultura, enquanto a ‘Aliança com Aveiro’ insistiu nas críticas à gestão do PS em S. Jacinto.

Os candidatos do Bloco de Esquerda em Aveiro e Águeda aproveitaram uma viagem na Linha do Vouga, esta quarta-feira, no âmbito da campanha eleitoral, para criticar a ausência de apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) aos passageiros da linha.

“Não compreendemos que a comunidade intermunicipal, presidida por Ribau Esteves, tenha escolhido despejar continuamente dinheiro público na empresa privada Transdev por um mau serviço e não escolha reduzir o passe mensal no Vouguinha com recurso a verbas do Orçamento do Estado”, refere Nelson Peralta, cabeça-de-lista por Aveiro citado numa nota de imprensa.

As candidaturas autárquicas bloquistas defendem a requalificação da via, mais oferta de horários e a redução do passe mensal com a sua integração no Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes – PART.

Discurso direto

“O passe mensal na Vouguinha entre Sernada do Vouga e Aveiro é de quase 84,55 euros. Mais do dobro do que deveria ser o preço se este estivesse integrado no Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART). Propomos que esta linha seja integrada neste programa e que o valor máximo de passe entre concelhos seja de 40 euros. É uma medida essencial para as finanças das famílias, para quem faz esta viagem diária para trabalhar ou para estudar. Mas é também uma forma de trazer mais gente para o comboio e assim contribuir para a resposta às alterações climáticas” – Nelson Peralta.

“Um dos factores que condiciona o desenvolvimento do nosso concelho é a fraca oferta de transportes públicos. Uma das formas de respondermos à necessidade de proteger o ambiente é garantirmos que a mobilidade colectiva é uma realidade. Foi já com essa consciência que desde 2017 temos vindo a defender a Linha do Vouga e a adequação do serviço prestado às rotinas de quem trabalha e estuda em Águeda” – Cláudia Afonso, candidata à Câmara de Águeda.

CDU critica falta de apoio aos comerciantes da ‘Feira dos 14’

A CDU passou pela ‘Feira dos 14’, no recinto municipal de feiras, “um espaço vazio sem pessoas nem comerciantes”. Miguel Viegas, candidato à Câmara, e Emídio Abrantes, cabeça-de-lista para a União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, denunciaram a falta de condições ao comércio tradicional, criticando uma feira que foi “criada de forma artificial na véspera de eleições”.

A CDU promoveu, também, um debate público sobre cultura, em que defendeu para Aveiro “uma política de serviço público” para o sector, “assente numa gestão participada com o movimento associativo e as diversas companhias que trabalham todos os dias para a fruição cultural da população” (ler comunicado).

Fórum online da AcA dedicado a S. Jacinto renova críticas à gestão local

A ‘Aliança com Aveiro’ prosseguiu os seus fóruns online por freguesias. S. Jacinto esteve em destaque com o candidato à Câmara, Ribau Esteves, e Arlindo Tavares, cabeça-de-lista para a Junta a responderem a questões.

“Queremos fazer mais coisas, sermos mais solidários e competentes quando as oportunidades surgirem, com uma equipa forte, séria e coesa na Junta”, afirmou o edil, acusando o presidente atual, António Aguiar, e recandidato, de usar “um truque” ao pôr em terceiros “a culpa” pela situação financeira, com dívidas e penhoras, “quando só há um culpado, que é ele próprio”. Lembrou, a propósito, que as contas de 2019 foram reprovadas por unanimidade e as de 2020 continuam por discutir. “Não tivemos problema nenhum com António Costeira, o anterior presidente e éramos de partidos diferentes”, recordou, considerando que S. Jacinto está em “falência política e financeira”.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.