Autarquia de Estarreja assumiu quase 800 testes de Covid-19

1471
Centro de testes Covid-19, Estarreja.

O plano de testes à Covid-19 nos lares de terceira idade do concelho de Estarreja, organizado pela Câmara local, foi concluído no início deste mês.

“Num processo progressivo que levou cerca de um mês, foram testados 542 utentes e 233 funcionários, de 9 instituições públicas e privadas”, refere um comunicado em jeito de balanço.

O programa municipal foi alargado aos Bombeiros Voluntários de Estarreja e aos profissionais do Centro Social Convívios Fraternos – Reconstruir, totalizando os 793 testes realizados.

Os testes foram realizados em “estreita articulação com as entidades locais” indo ao encontro da “população idosa institucionalizada do concelho, ou seja, a mais fragilizada e onde a taxa de letalidade da doença é mais alta, bem como todos os funcionários dos lares e cuidadores do serviço de apoio domiciliário.”

A autarquia instalou uma área de apoio de retaguarda no ginásio da Escola Padre Donaciano (investimento de 30 mil euros), disponibilizando 24 camas “para responder à eventual necessidade de isolamento profilático de utentes de IPSS”.

Testada mais de metade do universo em causa, no final de abril iniciou-se em Estarreja a operação promovida pelo Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, com coordenação da Região de Aveiro e parceria com a autoridade de saúde.

O município assegurou 512 testes (investimento de 51.200 euros) e o Estado realizou 281 testes (investimento de 28.100 euros).

O programa municipal teve o apoio financeiro das empresas do Complexo Químico de Estarreja, num donativo que totaliza os 38.000 euros, da empresa estarrejense Prozinco (10.000 euros) e do Rotary Club de Estarreja (2.000 euros).

“Mais uma vez, o município reconhece e agradece o apoio de várias entidades civis que se têm mobilizado e unido no combate contra este inimigo invisível”, refere o comunicado.

Segundo a edilidade, “o rastreio global foi concluído no dia 6 de maio, mas mantém-se o acompanhamento e a estreita articulação com as IPSS, agora com a atenção alargada às respostas sociais na área da infância e das pessoas portadoras de deficiência.”

Foram adquiridos 800 testes a um laboratório privado “para situações de urgência, onde se verifiquem sintomas e fortes suspeitas da doença.”

Publicidade, Serviços & Donativos