Caravanismo: Nobre forma de estar em comunhão com a natureza.

1003
Caravanismo (imagem do Facebook da associação).

O Caravanismo tem vindo a ganhar adeptos nos últimos anos e encontra-se em franca evolução.

Por Joaquim Carvalho *

Ao longo dos anos, a CDP – Associação de Caravanismo de Portugal tem vindo a verificar que muitos dos órgãos de comunicação social retratam de uma forma totalmente incorreta o Caravanismo (com Caravana ou, na versão mais popular, com Rulote), e que constitui uma das tipologias existentes de campismo (e que não deve ser confundida com o Autocaravanismo, com Autocaravana). Essa visão em nada retrata esta nobre forma de estar em comunhão com a natureza.

Agora que começam a circular notícias sobre a reabertura dos parques de campismo, após o encerramento imposto pela pandemia da COVID-19, vemos com muito desagrado a representação do Caravanismo com imagens que estão muito longe da realidade e que chegam a ser até pejorativas.

É muito comum, ao referirem-se a caravanistas, usarem fotos de autocaravanistas, enquanto utilizam (e bem) as áreas de serviço para autocaravanas, ou similares. Relembramos que os autocaravanistas, outra das tipologias de campismo, podem frequentar parques de campismo. Contudo, quando estão fora destes, nunca poderão ilustrar qualquer menção a campismo e caravanismo e muito menos a parques de campismo.

Salientamos, igualmente, o facto das imagens de parques de campismo que têm circulado na comunicação social em nada representam o turismo praticado pelos praticantes de Caravanismo, uma forma de turismo itinerante que conta com pessoas de todos os estratos sociais e que, ao contrário do que é transmitido pelas imagens usadas, não estão “enraizados” num parque de campismo. Bem pelo contrário, pois viajam por todo o país e também além-fronteiras.

Poderá́ ter sido essa a realidade no século passado, mas hoje em dia esses parques são uma minoria, não sendo representativos da modalidade atual, pois para além do mais, Portugal possui já ótimos exemplos de parques de campismo de qualidade elevada.

Mais ainda, o Caravanismo tem vindo a ganhar adeptos nos últimos anos e encontra-se em franca evolução. Os praticantes do Caravanismo são apaixonados por esta forma de estar na vida, pelo contacto com a natureza, pelo espírito de camaradagem e pelo enriquecimento cultural que esta forma de viajar e conhecer diferentes povos e tradições proporciona, tanto a pais, como a filhos, que têm o privilégio de vivenciar a História que vêem saltar dos seus livros para a realidade.

O Caravanismo é isto e muito mais. É uma verdadeira Paixão e para os amantes da liberdade e do conhecimento, o Caravanismo é e será́ sempre a primeira escolha.

Para melhor entendimento, juntamos em anexo dois exemplos de fotos: Um deles são algumas das fotos usadas erradamente para os artigos da notícia da reabertura dos parques de campismo. As outras são alguns bons exemplos que podem e devem ser usados.

Bons exemplos de caravanismo.
Maus exemplos de caravanismo.

A CDP – Associação de Caravanismo de Portugal, encontra-se disponível para prestar todo o apoio que considerem necessário para debater esta temática, com vista a retratar esta modalidade com exatidão e, se possível, poder contribuir, desta fora, para um reinício de sucesso de todos os parques de campismo, em Portugal.

* Presidente da Associação de Caravanismo de Portugal – Associação sem fins lucrativos em prol do Turismo de Ar Livre.

Publicidade, Serviços & Donativos