Antiga Capitania. Aveiro.

A coligação PSD-CDS-PPM rejeitou a proposta do PS que pretendia incluir como primeira secretária da mesa da Assembleia Municipal uma deputada sua (Rosa Venâncio).

Segundo Cláudia Santos, líder da bancada do PS, a designação de um representante sem ser eleito pela Aliança com Aveiro permitiria permitia “garantir o funcionamento democrático da Assembleia Municipal, sem condicionar os trabalhos ao longo do mandato”.

Miguel Capão Filipe, número um da lista da coligação, foi eleito por unanimidade.

Para primeiro secretário, foram a votos duas listas. Acabou por ser eleito Manuel Cartaxo (PSD), indicado pela Aliança, que teve mais votos que a candidatura alternativa, de Rosa Venâncio (PS), indicada pelo PS e pelo Chega.

Para segunda secretária, foi eleita Cristina Veiga, deputada do PSD, que contou com mais votos que a proposta do Chega (Nuno Tavares). O PS abdicou do nome que defendia, Manuel Cartaxo, por ter sido eleito primeiro secretário.

Assistir ao vídeo da Assembleia Municipal

A coligação PSD-CDS-PPM elegeu para a Assembleia Municipal, diretamente, 12 vogais, a que acrescem 9 presidentes de Junta (ao todo, 21 representantes).

O PS tem agora 9 deputados e um 10º por inerência, o novo presidente da Junta da Glória – Vera Cruz. Os socialistas passaram a ter mais dois eleitos que em 2021.

O Chega passa de 1 para 3 vogais, a Iniciativa Liberal estreia-se com 2 eleitos e o Livre também faz história com 1 deputado.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).