ASM lidera projeto NESSIE para desenvolver tecnologias de apoio a atividades subaquáticas

1487
Imagem ASM.

A empresa A. Silva Matos (ASM) Metalomecânica, de Sever do Vouga, é copromotor líder do projeto NESSIE que pretende desenvolver tecnologias que auxiliem na inspeção e manutenção de instalações offshore, que vão desde a aquacultura, passando pela monitorização ambiental, recursos minerais até à produção de energia.

O consórcio conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico , envolvendo um investimento elegível de 2,8 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,9 milhões de euros.

Empresas nacionais, uma instituição de I&D e duas instituições de Ensino Superior estão a cooperar para criar plataformas robóticas autónomas móveis e semi-permanentes, dotadas de novas tecnologias subaquáticas, de inspeção visual e de monitorização em contínuo de infraestruturas.

Adicionalmente prevê-se o desenvolvimento de uma nova plataforma de apoio à missão para aumentar a segurança das atividades de colocação e recolha de equipamento especializado no mar.”

Uma resposta à necessidade de uma frota de soluções tecnológicas para reduzir os elevados custos com a inspeção e monitorização de infraestruturas marítimas submersas.

Segundo um artigo em destaque na newsletter do programa COMPETE 2020, o NESSIE surge com uma “visão inovadora focada na integração de robôs subaquáticos com sistemas heterogéneos, pretendendo investigar as incertezas técnico-científicas e as vantagens competitivas que possam advir da permanência dessas plataformas robóticas durante múltiplos dias”.

O projeto de Investigação & Desenvolvimento (I&D) “parte de uma oportunidade de mercado identificada pela ASM Metalomecânica, relativamente a soluções robotizadas de inspeção e monitorização que sejam capazes de dar resposta às necessidades atuais do setor de energia eólica marítima, relacionadas com o enorme esforço humano, segurança e financeiro que condicionam a frequência com que ações de monitorização e manutenção são executadas em diversos ativos marítimos”.

Artigo relacionado

ASM desenvolve tecnologias de flutuabilidade inovadoras

ASM fabrica infraestrutura móvel hiperbárica para explorar recursos marítimos

Plataforma construída pela ASM Industries já flutua ao largo de Viana de Castelo

Publicidade, Serviços & Donativos