ASAE apreendeu mais de 56 toneladas de bacalhau em Ílhavo em “perigo imediato para a saúde humana”

1988
ASAE.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou a apreensão, em Ílhavo, de mais 56.465 quilos de bacalhau salgado seco, pronto a ser introduzido no circuito comercial, com um valor total de 451.720 euros, “por se considerarem géneros alimentícios não seguros”.

Uma operação de fiscalização da Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Centro direcionada a indústrias de transformação de pescado, em particular a um estabelecimento de transformação de produtos de pesca (bacalhau e afins), localizado no concelho de Ílhavo.

“Durante a ação verificou-se que o operador económico teria adquirido tal bacalhau no estado de congelamento, porém, já terá sido entregue para processo de transformação de seca e salga com a data de validade a finalizar e/ou ultrapassada, constituindo desta forma um perigo imediato para a saúde humana”, refere um comunicado da ASAE.

Foto da ASAE (apreensão de bacalhau em Ílhavo).

Da ação resultou a instauração de um processo de contraordenação por suspeita de género alimentício com falta de requisitos, deficiente implementação de sistema de HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos.) e falta de análises e comprovativos de cumprimento dos critérios microbiológicos e físico-químicos dos géneros alimentícios, sendo que o bacalhau apreendido irá, ainda, ser sujeito a exames laboratoriais, a fim de lhe ser dado o destino final.

A ASAE adianta que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol da sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780