Águeda atribui arrendamento especial para refugiados da Ucrânia

1435
Imagem cedida pela Câmara de Águeda.
Smartfire 728×90 – 1

A Câmara Municipal de Águeda e o IHRU, I.P. assinaram um contrato de arrendamento urbano habitacional de fim especial transitório, referente a 7 habitações em Aguada de Cima, que se encontram desocupadas e em condições de habitabilidade, para dar resposta às necessidades de alojamento dos cidadãos que vêm em busca de proteção, face ao atual conflito armado que se verifica na Ucrânia.

A guerra na Ucrânia deu origem a uma grande movimentação de população civil em busca de um porto de abrigo, tendo já sido concedidos mais de 25.000 pedidos de proteção temporária a refugiados ucranianos em Portugal.

O concelho de Águeda, que manifestou desde logo disponibilidade para acolher famílias, já registou, no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), 36 agregados familiares, que correspondem a mais de 99 pessoas, sendo que se prevê que este número continue a crescer.

Neste seguimento, o Município tem procurado encontrar soluções para assegurar as respostas para o devido acolhimento e integração destas pessoas, e tem contado com o apoio de toda a comunidade aguedense que tem demonstrado o seu espírito de cooperação e solidariedade com toda a força.

Neste sentimento de colaboração e articulação, o IHRU, I.P. disponibilizou à autarquia 7 habitações desocupadas, através de um contrato de arrendamento urbano habitacional de fim especial transitório (acolhimento de refugiados). Esta habitações encontram-se com condições de habitabilidade, estando desocupadas por não terem sido atribuídas no âmbito dos concursos recentemente efetuados por esse Instituto.

Considerando a necessidade de dar resposta imediata às necessidades de alojamento, foi celebrada esta colaboração com a assinatura do contrato, no dia 29 de março de 2022, sendo que serão agora atribuídas famílias ucranianas que se encontram registadas no CLAIM.

Câmara de Águeda

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.