As lutas dos povos dos baldios e agricultores

1575
Miradouro, Sever do Vouga (Foto do site municipal).
Comercio 780

“Despertar das Montanhas” relata os acontecimentos e lutas dos povos dos baldios e agricultores da região que ocorreram no período de 1967 até ao 25 de Abril.

Por Vasco Paiva *

Os protestos dos povos contra a usurpação dos baldios pelos Serviços Florestais iniciaram-se na freguesia das Talhadas, concelho de Sever do Vouga, e rapidamente alastraram para a freguesia do Préstimo, em Águeda, e outras vizinhas.

Impulsionados também por estes protestos, nasceram outros entre os avicultores, os produtores de leite e criadores de gado, os viticultores, os povos que foram afectados pelo incêndio iniciado pelo comboio do Vale do Vouga e os proprietários florestais da região.

Algumas destas acções envolveram povoações inteiras o que é bem significativo do descontentamento existente e da adesão que tiveram.

Conforme referido na obra, face às imposições e arbitrariedades na ocupação dos baldios, dizia então o Presidente da Junta de Freguesia das Talhadas, Sr. António Afonso de Pinho, “Tudo o que se pretenda realizar aqui, tudo o que se pretenda modificar, terá de obter a nossa participação. Se o interesse directo das populações não entrar em jogo, tudo falhará. Sempre foi assim!”.

A relatar todas estas acções e os principais intervenientes, debruço-me também sobre o contexto, social, económico e político em que ocorreram, como se iniciaram, como se desenvolveram, os sucessos e insucessos.

Na sua elaboração, socorri-me da documentação pessoal que mantenho, nas publicações legais e clandestinas da época, em entrevistas com alguns dos que participaram e na sua própria experiência pessoal.

Em anexo integro ainda as exposições que foram feitas e respectivas respostas do Governo de então, assim como outra documentação original.

* Engenheiro Florestal.

Editado pela Lápis de Memórias, o livro “Despertar das Montanhas” será apresentado no próximo sábado, dia 10 de Julho, às 16:00, no salão da Junta de Freguesia das Talhadas. Para além do autor, intervirá o Dr. António Bica, advogado, que foi um dos principais activistas destas lutas, assegurando nomeadamente o apoio jurídico a esses protestos. Encomendas em [email protected] | https://www.facebook.com/livrarialapisdememorias/

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780