Artes digitais: Aveiro recebe apoio formativo da Universidade de Artes Aplicadas de Viena

833
Criatech - Criatividade Digital e Tecnologia.

O executivo camarário de Aveiro aprovou, esta tarde, na sua reunião privada, um memorando de entendimento com a Universidade de Artes Aplicadas de Viena (Áustria) “para o fomento da estratégia de desenvolvimento e de implementação das artes digitais”.

Segundo a edilidade, este intercâmbio permitirá dar a eventos locais, como o ‘Criatech – Criatividade Digital’ (programa dedicado às artes digitais), “uma dimensão europeia”, tido como um “fator essencial na candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027”.

A Universidade de Artes Aplicadas de Viena é considerada “uma das instituições mais relevantes e prestigiadas nesta área a nível mundial, com destaque para a qualidade artística e de investigação”, como reflexo na “notoriedade e percurso profissional, artístico e académico a nível internacional dos seus responsáveis”.

Uma das participantes no memorando foi Patrícia J. Reis, artista e investigadora portuguesa considerada uma das figuras “mais reconhecidas no campo das artes digitais a nível nacional”, atualmente radicada em Viena, onde tem exposto e colaborado com prestigiados festivais e instituições mundiais na sua área.

Ainda na área cultural, a Câmara aprovou a adesão de Aveiro ao projeto ‘EFFE Seal for Festival Cities and Regions’, que gere um ‘selo’ de qualidade atribuído a festivais após avaliação por especialistas internacionais de sete cidades europeias: Belgrado (Sérvia), Bergen (Noruega), Edimburgo (Escócia), Gand (Bélgica), Cracóvia (Polónia), Leeuwarden (Países Baixos) e Ljubljana (Eslovénia).

A Câmara foi convidada a fazer parte deste projeto pela Associação Europeia de Festivais (EFA), integrando o grupo dos primeiros signatários da iniciativa que junta cidades com eventos que se destacam pela criatividade, sustentabilidade, internacionalização e resiliência.

Aderir a esta iniciativa significa para a autarquia “reforçar a aposta nos valores europeus fundamentais como a inclusão, a tolerância, a justiça e solidariedade, a liberdade, a democracia, a igualdade, os direitos humanos e dignidade, e o compromisso com a aposta na cultura e nos ideais artísticos, cultural e social europeu.”

Aveiro, através do Teatro Aveirense, já faz parte da Rede EFA e tem três festivais (Festival dos Canais, PRISMA e Criatech) distinguidos pelo selo de qualidade da Europa para festivais de artes, o ‘EFFE Label.’

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.