Artes de rua: Festival ‘Imaginarius’ selecionou 15 propostas de 13 países para a edição de 2022

908
Companhia espanhola de teatro e dança Elelei.

O concurso de criações artísticas ‘Mais Imaginarius’, informa que selecionou 15 propostas de 13 países num universo de 205 candidaturas de 53 nacionalidades para a próxima edição do festival de teatro de rua ‘Imaginarius’, que decorre em Santa Maria da Feira de 26 a 29 de maio.

Segundo uma nota de imprensa, Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovénia, Espanha, França, Estados Unidos, Grécia, Lituânia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suíça são os países representados.

“Os projetos selecionados cruzam diferentes disciplinas artísticas, nomeadamente teatro, dança, música, circo, performance, instalação e multidisciplinar. A criação vencedora desta edição será premiada com uma residência artística em Santa Maria da Feira e um apoio financeiro de 5 mil euros”, refere a organização.

Criado há 12 anos, o festival ‘Imaginarius’ tem assumido uma vertente de “apoio e promoção de artistas emergentes de todo o mundo”, continuando “a acolher e a dar palco a companhias de múltiplas geografias, empenhadas em mostrar o seu trabalho através de um concurso de criações artísticas”.

O concurso da edição de 2022, marcada pelo regresso presencial, “privilegiou as abordagens inovadoras, o cruzamento de disciplinas, a integração de tecnologias e a participação”.

As candidaturas foram avaliadas “com base na qualidade artística, criatividade, inovação e interação com o público.”

Depois do cancelamento do ‘Imaginarius’ em 2020, a realização da 20ª edição em 2021 ditou um primeiro momento maioritariamente online, em maio, e um segundo evento maioritariamente presencial, em setembro, em que foram apresentados cinco projetos artísticos no âmbito do concurso ‘Mais Imaginarius’.

A companhia espanhola de teatro e dança Elelei conquistou o júri do concurso e o público do festival com a criação “A Ciegas”, apresentada no palco virtual. Como prémio, o coletivo vai realizar uma residência artística no ICC – Imaginarius Centro de Criação, que será apresentada em estreia absoluta na programação oficial do Imaginarius 2022.

+ informações em https://www.facebook.com/festival.imaginarius

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780