Arte Xávega: A companha ‘Pedro o pescador’

1743
Arte Xávega, Torrão do Lameiro, Ovar (foto de Hugo Pais Ribeiro).
Comercio 780

A produção deste projeto foi muito gratificante para mim enquanto fotógrafo e principalmente enquanto pessoa, foi uma grande aprendizagem.

Por Hugo Pais Ribeiro *

A minha mais recente exposição “Arte Xávega” em parceira com a Câmara Municipal de Ovar, tem como base um projeto desenvolvido no transato ano de 2020.

Projeto esse consistiu em: homenagear esta arte de pesca secular, muito importante para o concelho e para as gentes de Ovar e prestar uma sentida homenagem à companha de pesca “Pedro o pescador” e aos seus integrantes, na praia do Torrão do Lameiro, em Ovar.

Este projeto autoral consistiu em 17 “sessões” ao longo de três meses. Dessas sessões compilei um livro com mais de 60 imagens onde conto uma breve história acerca do ano de pesca da companha. Livro este que é a base da exposição.

A produção deste projeto foi muito gratificante para mim enquanto fotógrafo e principalmente enquanto pessoa, foi uma grande aprendizagem. Algo que guardarei para sempre comigo. Foram três meses onde tive a oportunidade de experimentar todas as etapas da Arte Xávega.

Desde a incrível aventura de entrar no oceano atlântico para largar as redes até á escolha do peixe, uma experiência inesquecível.

A bondade e a simplicidade das pessoas que integravam a companha foi do que mais me cativou e motivou a levar a cabo este projeto.

Infelizmente, já no decorrer deste ano o patrão da companha viu-se obrigado a tomar a difícil decisão de terminar com a companha. E eu, enquanto autor deste trabalho, espero que esta exposição lhes traga alguma felicidade e boas recordações dos tempos que viveram em prol desta condenada arte de pesca.

A exposição está disponível até ao dia 15 de setembro de 2021, no posto de Turismo da Praia do Furadouro, das 09:30h ás 12:30h e das 14h ás 18h todos os dias, fim de semana incluído.

* Fotógrafo (biografia), autor da exposição ‘Arte Xávega’ (https://hugopaisribeiro.com/x-art).

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780