Arquivo Municipal de Aveiro disponibiliza consulta online de documentos

1120
Aveiro, Paços de Concelho.
Smartfire 728×90 – 1

A Câmara de Aveiro informa que disponibiliza, a partir de hoje, a sua plataforma de gestão de Arquivo Municipal.

Os utilizadores poderão aceder a partir do endereço http://arquivo.cm-aveiro.pt a documentação já tratada digitalmente.

Um “investimento direto” realizado de 80.000 euros, “a que se soma o trabalho da equipa de profissionais” da edilidade, que “desenvolveu um vasto conjunto de tarefas que possibilitam a ativação deste novo e importante serviço”.

Chega ao fim uma fase com dois anos de trabalho de organização, classificação e recondicionamento, que resultou na digitalização de um volume significativo de documentos.

A ativação do arquivo a 26 de janeiro tem na sua estreia “a primeira menção escrita a Aveiro, no testamento que a Condessa Mumadona Dias fez ao Mosteiro de Guimarães, no ano de 959, há 1064 anos” – a primeira referência escrita e documental a Aveiro.

A “missão” do arquivo “passa pela salvaguarda da documentação produzida pela Câmara e pelos órgãos autárquicos, no decorrer da sua atividade, e a de entidades, particulares ou outras, que pretendam a preservação dos seus acervos documentais, bem ainda de toda a documentação que, não tendo essa origem, lhe foi confiada por qualquer circunstância histórica; neste contexto, a valorização e divulgação deste património documental, fundamental para a construção da memória do município, ganha especial relevo com esta plataforma de gestão do arquivo municipal”.

» Na plataforma digital que ora se disponibiliza, e a partir da sua página de entrada, o utilizador tem acesso a diversos modos de pesquisa que, combinando um conjunto alargado de critérios, lhe permitirão navegar pela documentação. Já a consulta presencial, sendo livre, depende de fatores como o estado de conservação dos documentos, o fim a que se destina a pesquisa e as obrigações legais que a regulamentam, podendo ser feita no Atlas Aveiro – Edifício Fernando Távora;

» Com 2681,30 metros lineares de documentação, o Arquivo Municipal é composto, por fundos diversos da Cãmara, onde se integra a Imagoteca, o Museu de Aveiro / Santa Joana e o Teatro Aveirense: daquele volume documental, serão agora disponibilizados 27 fundos e coleções, que representam, já, 15.318 registos de descrição, 3.548 documentos digitalizados, num total de 113.228 ficheiros que se traduzem em 4.021 GB (gigabytes) de dados armazenados.

» O arquivo possui, nos seus fundos, diversa documentação de importância, quer histórica quer artística; destacamos, de entre muitos outros espécimes: o mais antigo livro de atas da Câmara Municipal, em posse desta autarquia, que se iniciou a 1 de julho de 1555; o traslado do foral da então vila de Aveiro, feito em 1633 a partir do original de 1515; a Carta da Cidade, de 11 de abril de 1759; a bula papal (Pio II) que autorizou D. Mécia Pereira e D. Beatriz Leitão a fundarem o Convento de Jesus (16 de maio de 1461); a carta da infanta D. Joana, assinada, em que esta expressa a vontade de deixar os seus bens ao mesmo Convento de Jesus (18 de setembro de 1479); uma coleção de antifonários com alguns exemplares executados no scriptorium do Convento de Jesus e, destes, 13 datados de finais do século XV / início do XVI, assinados ou atribuíveis a duas das primeiras freiras do cenóbio (Maria de Ataíde e Isabel Luís); o foral manuelino de Esgueira, atribuído por D. Manuel I no dia 8 de junho de 1515; diversa documentação das duas sociedades que, inicialmente, geriram o Teatro Aveirense, de onde se destaca um conjunto de plantas, alçados e cortes; coleções de fotografia, de onde se destacam os núcleos de produção própria da autarquia e o da família Campos Graça.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.