Apoios à compra de medicamentos beneficiam mais de uma centena de famílias em Oliveira do Bairro

615
Farmácias.
Comercio 780

123 famílias carenciadas do concelho de Oliveira do Bairro beneficiaram, entre 2019 e 2023, de um apoio do ‘Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento’, que lhes permitiu ter acesso gratuito a medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Sistema Nacional de Saúde (SNS).

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O balanço, que foi apresentado esta segunda-feira pela Câmara local, entidade parceira, dá conta, ainda, que 233 cidadãos locais receberam ajuda no âmbito do protocolo estabelecido com a Associação Dignitude, entidade gestora da iniciativa.

O ‘Programa Abem’ permitiu a entrega gratuita de 15.719 embalagens de medicamentos no concelho bairradino, acrescentando que, à data de 31 de dezembro de 2023, estavam 121 beneficiários ativos, de 65 famílias diferentes.

O custo dos medicamentos levantados nas farmácias aderentes é suportado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e pela Dignitude.

A nível nacional, e também desde 2019, esta iniciativa já ajudou cerca de 36 mil pessoas, permitindo o acesso a perto de 2,7 milhões de embalagens de medicamentos, dados atualizados a 31 de dezembro de 2023.

No concelho de Oliveira do Bairro, as candidaturas decorrem durante os meses de abril, julho e novembro de cada ano, mediante apresentação de requerimento no município.

A cada beneficiário do programa é atribuído um cartão, sem limite de plafond, que lhe permite aceder de forma gratuita, nas farmácias aderentes, aos medicamentos prescritos através de receita médica e comparticipados pelo SNS.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.