Apoio à população sénior em estado de viuvez de Sever do Vouga

1396
CLDS 4G Proxim’Idade de Sever do Vouga (Foto Mateus Henriques).
Dreamweb 728×90 – Video I

Um projeto dinamizado pelo CLDS 4G Proxim’Idade está a ajudar a população sénior em estado de viuvez de Sever do Vouga a combater a solidão. A iniciativa irá culminar com uma exposição de fotografia assinada por Mateus Henriques.

O CLDS 4G Proxim’Idade de Sever do Vouga, um projeto coordenado pela ADRIMAG em colaboração com o Município severense, está a desenvolver um conjunto de ações junto da população sénior viúva do concelho com o objetivo de combater o isolamento e a solidão emocionais a que geralmente está votada esta faixa etária.

Esta ação do CLDS 4G Proxim’Idade de Sever do Vouga, intitulada “Viver, depois de Amar-te”, encontra-se a decorrer desde o início do ano e conjuga diversos momentos de convívio e troca de saberes e recordações. São vivências de pessoas que sofrem com a perda e com a solidão, as suas essências e os lugares que lhes são especiais. E toda esta convivência está a ser registada através da lente do jovem fotógrafo severense Mateus Henriques e irá culminar numa exposição de fotografia a realizar em dezembro.

“Queremos que estas pessoas sintam uma marca de proximidade”, explica Bárbara Costa, coordenadora do CLDS 4G Proxim’Idade de Sever do Vouga. “Trata-se de um modo atípico e indireto de alterar trajetórias e de pincelar de diferentes dias que se pintam de igual, ou pintavam”, acrescenta, sublinhando que a iniciativa representa “uma aventura que por si, enquanto meio e fim, nos permite explorar memórias dignas de ser recontadas”.

A responsável do projeto salienta que não se trata simplesmente de tirar uma ou várias fotografias. “É todo o processo subjacente em que através dessas fotos, exclusivamente assinadas pelo Mateus, se explora um conjunto de viveres e se almeja a promessa de um futuro menos só”, refere.

A exposição de fotografia, que marca o culminar deste projeto, pretende transmitir esse sentimento de perda e de solidão, mas também os tons de dias mais coloridos e o efeito que a proximidade entre as diferentes idades proporcionou. A mostra irá percorrer os espaços culturais de Sever do Vouga. “Desta forma, pretendemos dar movimento quer às fotografias, quer à sua forma de casar e harmonizar em diferentes espaços de referência, colocando também o foco num promissor e talentoso jovem”, conclui Bárbara Costa.

CLDS 4G Proxim’Idade (Sever do Vouga)

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780