‘Montanhas Mágicas’: O ‘Laboratório de Natureza’ em Rio de Frades e os ‘Guardiões da Natureza’ em Búzio

1061
Foto Facebook Aroucageopark.
Comercio 780

O projeto AroucaInclui, dinamizado ao abrigo dos Contratos Locais de
Desenvolvimento Social (CLDS), promoveu, em parceria com a Associação Geoparque Arouca, um ‘Laboratório de Natureza’ na aldeia de Rio de Frades.

Resumo de artigo publicado na revista online ‘Montanhas Mágicas Magazine’*

Os ‘Laboratórios de Natureza’ são programas que integram visitas interpretadas e atuações artísticas, procurando-se desta forma valorizar o património natural e cultural dos locais onde são desenvolvidos.

Em Rio de Frades, a visita interpretada teve início na capela e, ao longo de um percurso que utilizou os antigos caminhos da aldeia, foram observados alguns exemplares da fauna e flora, destacando-se o açafrão-bravo (Crocus serotinus), a rã-ibérica (Rana iberica) e a salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica).

Os participantes tiveram assim a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre aquelas espécies, promovendo-se uma interessante partilha entre os saberes tradicionais e uma abordagem mais científica, trazida pelo biólogo Jael Palhas.

A atividade foi concluída com um lanche partilhado e uma pequena atuação do Grupo de Cantares de Cabreiros e Candal, cujo repertório versa sobre
os tempos da exploração mineira em Rio de Frades.

A atividade “Laboratório de Natureza” foi promovida, tendo como objetivo sensibilizar a população residente para a importância da preservação dos recursos endógenos, da conservação ambiental e da valorização do património cultural.

Acreditamos que estas experiências práticas, que se constituem como momentos de partilha e de aprendizagem, são importantes para a preservação do meio
ambiente e do património cultural, pois, como dizia Santo Agostinho, “Só amamos aquilo que conhecemos”.

Vale de Cambra institui ‘Guardiões da Natureza’

Revista ‘Montanhas Mágicas Magazine’.

O grande momento de ordenação dos ‘Guardiões da Natureza’ decorreu nos meses de abril e maio de 2021, nas escolas primárias do Agrupamento de Escolas de Búzio, concelho de Vale de Cambra. A lontra das ‘Montanhas Mágicas’, a Micas, protagonista desta cerimónia, veio dar cor e alegria, conquistando miúdos e graúdos.

Para serem ‘Guardiões da Natureza’, foi dada uma caderneta a cada uma das 241 crianças participantes. A partir desta, tinham a missão de cumprir cinco desafios, com a ajuda dos seus familiares: “Assina o Compromisso”, “Constrói o quantos queres da reciclagem”, “Descobre o teu ecoponto”, “Utiliza bem o teu ecoponto” e “Ajuda o bicho da conta”.

* Conheça um especial com as atividades dos CLDS da ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira publicado na edição número 18 da revista online ‘Montanhas Mágicas Magazine’.

Artigo relacionado

100 Roteiros pela Região de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.