Alunos de Ovar vencem Concurso para Jovens Cientistas

1972
27º Concurso para Jovens Cientistas.
Comercio 780

Uma equipa escolar de Ovar surge entre as duas vencedoras do 27º Concurso para Jovens Cientistas, que decorreu no âmbito da 13ª Mostra Nacional de Ciência.

Organizada pela Fundação da Juventude, esta mostra é considerada “uma das maiores a nível Europeu”.

Os alunos João Gomes, Maria Castro e Patrícia Cruz em representação da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, foram os vencedores da 13ª Mostra Nacional de Ciência com um projecto sobre a produção sustentável de plásticos.

Os primeiros classificados na competição que decorreu na Alfândega do Porto receberam um prémio de 1250 euros e uma viagem até Sófia, na Bulgária, onde representarão Portugal no Concurso da União Europeia para Jovens Cientistas -EUCYS.

Um dos dois terceiros lugares no valor de 750 euros veio para Aveiro: Inês Lourenço, Jéssica Valente e Maria Marcelino (Escola Secundária Homem Cristo), autoras do trabalho “Mercúrio na Ria de Aveiro: Quais os impactos e possíveis soluções?” vão representar Portugal no estrangeiro, com uma viagem até Macau em julho de 2019 para participar no CASTIC.

Na categoria de quartos prémios, surge a dupla de alunos Ana Domingues e Bernardo Pinto, da Secundária de Estarrejam, com o projecto sobre a “Dinâmica Populacional de uma espécie invasora no Baixo Vouga Lagunar”. Além de um prémio de 600 euros, em Julho de 2019 vão estar na Semana Internacional da Investigação sobre a Vida Selvagem, na Suíça.

A 27ª edição do Concurso para Jovens Cientistas e a 13ª Mostra Nacional de Ciência, integram o Projeto Gera Talentos, um programa estruturante de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, promovido pela Fundação da Juventude, que visa fomentar, reconhecer, distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens cientistas e empreendedores.

O Projeto Gera Talentos é uma iniciativa promovida pela Fundação da Juventude, financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização 2014-2020).

Publicidade, Serviços & Donativos