Ílhavo: Programa Municipal “Vela para Todos” com capacidade para crescer e ter sucesso

1231
Programa Municipal “Vela para Todos”.
Comercio 780

O Porto de Pesca Costeira, na Gafanha da Nazaré, recebeu a primeira Regata de Vela do Programa Municipal “Vela para Todos”, envolvendo alunos dos três Agrupamentos de Escola do Município, numa iniciativa inédita no panorama do desporto escolar em Ílhavo, promovida pela Câmara Municipal de Ílhavo e inserida nas atividades de mar do projeto Olimpílhavo.

Aproveitando as inquestionáveis potencialidades oferecidas pela Ria para a realização de desportos náuticos, a Autarquia, numa estreita relação com a comunidade escolar, pretende que o programa “Vela para Todos” leve mais crianças e jovens ao mundo da vela, numa aposta que possa passar também pela ação dos clubes náuticos sediados no Município.

Este ano letivo foi dado o primeiro passo de um percurso desportivo e educativo que, no entender do Vereador dos Pelouros da educação e do Desporto da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, “tem condições para se consolidar, expandir e oferecer novas opções para a prática desportiva dos jovens, nomeadamente na vertente que liga o desporto à Ria”.

Ainda sobre esta experiência piloto, apresentada no Conselho Municipal de Educação e desenvolvida neste ano letivo com uma periodicidade semanal, o Vereador Tiago Lourenço destacou “a importância de haver uma continuidade futura do projeto que crie uma maior regularidade na prática da vela, potenciando a competição e envolvendo, de forma muita ativa, as Escolas, o Desporto Escolar e os Clubes Náuticos do Município, alargando o programa, no próximo ano, a 200 alunos e 50 adultos”.

Para isso a Câmara Municipal de Ílhavo candidatou o Programa Municipal “Vela para Todos” a 70.000 euros dos Fundos Comunitários do Mar2020.

Testemunhos

Emanuel Simões, aluno da EB 2,3 de Ílhavo: “Comecei a fazer vela no início do ano letivo, integrado no Desporto Escolar. Tem sido muito divertido, é uma experiência nova que nos tem ensinado coisas novas. Estou motivado a continuar porque a Vela pode competir com outros desportos, como o futebol”.

Beatriz Rodrigues, aluna do Agrupamento de Escola da Gafanha da Nazaré: “Eu estou a gostar imenso. Tem sido muito bom andar de “pico”. Fiquei fã da Vela, não só pelo desporto mas também pelo convívio. Espero poder continuar para o próximo ano”.

Município de Ílhavo

Publicidade, Serviços & Donativos