Albergaria-a-Velha capacita voluntários/as para acompanhar pessoas idosas em isolamento social

987

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha está a desenvolver, até inícios de novembro, a ação de capacitação Gerações Solidárias que tem por objetivo habilitar voluntários/as no acompanhamento a pessoas idosas, melhorando a compreensão das alterações associadas ao processo de envelhecimento e a atuação junto desta população.

Na ação participam 17 elementos do Banco Local de Voluntariado de Albergaria-a-Velha, divididos em dois grupos. Ao longo das ações, vão ser abordadas as seguintes temáticas: enquadramento jurídico do voluntariado; aspetos biopsicossociais decorrentes do processo de envelhecimento; patologias associadas ao processo de envelhecimento; violência contra a pessoa idosa; e dinâmicas para pessoas idosas. Além destes conteúdos, as pessoas participantes são convidadas a partilhar a sua experiência, dificuldades encontradas e aspetos positivos do exercício do voluntariado.

O projeto Gerações Solidárias engloba visitas domiciliárias semanais, realizadas por voluntários/as, que se disponibilizam a acompanhar pessoas idosas em situação de isolamento social. Nessas visitas, podem ajudar em pequenas tarefas quotidianas, dinamizar jogos ou fazer simplesmente companhia a quem não tem ou vive longe da família.

Podem inscrever-se no Banco Local de Voluntariado as pessoas com mais de 18 anos, bastando preencher e submeter o formulário existente na página do Município. Podem ainda dirigir-se, presencialmente, aos Serviços de Ação Social nos Paços do Município.

Município de Albergaria-A-Velha

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780