Filme: “Estórias de uma Faina Maior” na final de festival italiano

1733
Comercio 780

O documentário “Nos mares da memória – Estórias de uma Faina Maior…” foi nomeado para a fase final do ‘Fiorenzo Serra Film Festival 2019’, categoria de curtas, Sassari, que se realiza na região da Sardenha, Itália.

O filme realizado pelo ilhavense Rui Bela com guião de Senos da Fonseca figurava entre os mil candidatos a concurso.

Organizado pelo Laboratório de Antropologia Visual “Fiorenzo Serra” da Società Umanitaria-Cineteca Sarda, com a colaboração do Departamento de História da Universidade de Sassari, o festival cumpre este ano a terceira edição na categoria de produções etnográficas, decorrendo de 24 a 29 de novembro de 2019.

Vencedor de festivais da arte desde 2017 no Alaska, Barcelona e Portugal, “Nos mares da memória – Estórias de uma Faina Maior…” foi apurado para a seleção final “em quase duas dezenas de eventos da especialidade, desde os Estados Unidos à Austrália.

O documentário fez a sua estreia no Museu Marítimo de Ílhavo, em dezembro de 2015, tendo sido “divulgado e visionado, um pouco por todo o mundo, por milhares de apaixonados por esta temática.”

A obra teve a colaboração “de alguns dos últimos heróis” que protagonizaram a pesca do bacalhau como aconteceu com bascos, espanhóis, franceses e ingleses ao longo de cinco séculos de história.

“Sistematiza a informação escrita e fotográfica e converte as ‘estórias’ num autêntico documento audiovisual realçando todo o litoral português”, nomeadamente, Aveiro, Viana do Castelo, Figueira da Foz, Nazaré, Ílhavo, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Vila Nova de Gaia, Porto, Lisboa, Fuzeta, Açores, Caminha e o Navio-Hospital Gil Eannes.

“Se Portugal tivesse que enumerar alguns dos seus feitos mais gloriosos, a descoberta dos mares gelados da Terra Nova e da Gronelândia bem como a pesca do bacalhau, seriam seguramente dois deles”, referem os autores do documentário.

Publicidade, Serviços & Donativos