Albergaria-A-Velha: Autarquia revela apostas para dinamização da economia local

1331
Albergaria-a-Velha (centro).
Smartfire 728×90 – 1

“Atrair mais investimento, incrementar a capacidade competitiva do município e das suas empresas e aumentar a atratividade do concelho, promovendo o emprego”. Esta a estratégia identificada nas Grandes Opções do Plano (GOP) e orçamento da Câmara de Albergaria-a-Velha para 2020 no que diz respeito a áreas relacionadas com a dinamização da economia local.

No próximo ano, a edilidade pretende “avançar com a promoção do investimento, dinamizando o processo de aquisição de parcelas e infraestruturação de novos arruamentos na Zona Industrial.”

Uma resposta à necessidade de serem criadas melhores condições para a captação de novas empresas e ampliação das existentes

No apoio ao investimento e empreendedorismo, a Câmara aposta em continuar a “promoção de uma relação personalizada com os agentes económicos do município e potenciais investidores e empreendedores”, com “a prestação de informação relevante para a atividade económica, nomeadamente quanto à criação de empresas, localização industrial, licenciamento industrial e comercial, instrumentos de apoio nacionais e comunitários, normativas nacionais e comunitárias, oportunidades de negócio”, entre outros apoios dirigidos ao sector empresarial.

Enquadra-se neste âmbito a redução da taxa de derrama e a conclusão de implementação do Plano de Ação de Apoio ao Empreendedorismo, que inclui iniciativas de empreendedorismo escolar, incentivos à criação de empresas, qualificação da zona industrial, entre outros., acompanhando um novo ciclo de fundos comunitários.

A autarquia irá prosseguir a “dinamização do comércio local”, em articulação com os empresários do setor e a promoção de iniciativas “que complementem e qualifiquem a oferta comercial”.

Após a conclusão da requalificação do Mercado Municipal em 2018, em 2020 pretende-se continuar a dinamizar este espaço para “atrair ainda mais consumidores, tornando o equipamento como um polo central de atração na região”.

A Câmara manterá a atenção ainda aos sectores da floresta, agricultura e desenvolvimento rural, que “serão uma aposta firme, mediante a criação de condições para a venda direta pelos pequenos produtores agrícolas; da melhoria da rede de caminhos florestais e reforço dos pontos de água; ou da implementação de ações que visem o apoio aos agricultores para diversificação de culturas que contrariem a sazonalidade e garantam rendimento ao longo do ano inteiro.”

Artigo relacionado

Albergaria-A-Velha: Zona industrial e parque da cidade são prioridades de investimento para executar em 2020

 

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780