Águeda: Reflorestação dos Rios Águeda e Alfusqueiro em curso

1546
Reflorestação ao longo dos Rios Águeda e Alfusqueiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Águeda informa que deu início, na semana passada, ao processo de florestação ao longo dos Rios Águeda e Alfusqueiro, desde a presa da Carvalha (Redonda) e moinhos da vermelha (Rio Covo), a montante, ao açude de Requeixo (Rio Águeda), a jusante, numa extensão de 25 quilómetros.

A ação decorre no âmbito do programa ‘LIFE Águeda – Ações de Conservação e Gestão para Peixes Migradores da Bacia Hidrográfica do Vouga’, um projeto municipal que “promove a implementação de um conjunto de medidas com vista à reabilitação das zonas ribeirinhas, nomeadamente com a renaturalização dos habitats ribeirinhos e o controlo da presença de espécies exóticas invasoras, sobretudo na área da sub-bacia hidrográfica do rio Águeda”.

Segundo a edilidade, a intervenção, que implica um investimento de 150 mil euros, vai prolongar-se durante o inverno, previsivelmente até fevereiro do próximo ano, num processo que envolve algumas fases: plantação de espécies autóctones, adensamento da vegetação ripícola, remoção de espécies de plantas invasoras, corte fitossanitário de árvores e arbustos, podas de formação, recolha de resíduos verdes e urbanos, e melhoria das zonas ribeirinhas.

Neste processo de florestação vão ser plantadas cerca de 15 mil árvores e arbustos (todos espécies autóctones, como amieiros, freixos, loureiros, aveleiras, pilriteiros, sabugueiros e carvalhos, entre outros), para além de que vão ser colocadas cerca de 60 mil estacas para adensamento da vegetação.

O objetivo é dar maior estabilidade às margens, prevenir a erosão, mitigar os efeitos de cheias e eventos catastróficos, purificar a água, proporcionar
um habitat sustentável para a fauna associada a estas zonas e melhorar, de uma forma global, o estado de conservação ecológico do rio.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.