Águeda: Reabilitação do Parque da Alta Vila com mais de duas centenas de árvores novas

4358
Parque Alta Vila, Águeda.
Dreamweb 728×90 – Video I

Arrancou a reabilitação do Parque da Alta Vila “devolvendo-o ao bom uso pelos Aguedenses”, anunciou a autarquia local.

Uma empreitada de 1,1 milhões de euros para executar em 300 dias. No projeto integra-se ainda o tratamento do arruamento sul, essencial a esta integração com a zona baixa da cidade, dado que corresponde a um espaço de suporte ao terreno. A intervenção ocorrerá numa área de aproximadamente 35000 metros quadrados.

O temporal de Janeiro de 2013 deixou um rasto de destruição no mais importante parque de lazer de Águeda

A obra de recuperação “tornou-se”, por isso, “uma das obras mais aguardadas e desejadas pelos aguedenses”, lembra a Câmara local que mobilizou os cidadãos a participarem na elaboração do projeto.

O concurso de ideias e inquérito público incluiu uma exposição e um debate sobre o tema”Conferencia o Parque e a Cidade”, que reuniu em Águeda grandes nomes da arquitetura paisagista.

A autarquia escolheu o projeto desenvolvido pelo Gabinete ACB, Arquitetura Paisagista, da dupla Carlos Ribas e Cristina Castel-Branco, autores de “um vasto portfólio, com obras em lugares emblemáticos como a Quinta das Lágrimas em Coimbra e em muitos outros lugares, como Lisboa, Porto, Salamanca, Guarda, Covilhã, Sintra.”

O caderno de encargos prevê que todas as espécies arbóreas a abater, devem ser confirmadas e marcadas em obra e posteriormente autorizadas, devendo incidir nas mortas, em mau estado fitossanitário ou infestantes. Está também prevista a plantação de 256 árvores e de vários milhares de arbustos.

“A Camara Municipal, através da fiscalização que exercerá sobre a obra, através dos seus responsáveis e ouvindo os seus munícipes, estará atenta e pronta a mandar executar as correções que eventualmente se venham a verificar necessárias”, refere um comunicado.

Os cidadãos são também desafiados a acompanhar a reabilitação do Parque da Alta Vila.

Publicidade, Serviços & Donativos