Águeda: Autarquia renova empenho na defesa dos recursos hídricos

607
Parque do Souto Rio, Águeda.
Dreamweb 728×90 – Video I

As intervenções de reabilitação de rios e ribeiras do concelho de Águeda, tendo em vista a sua renaturalização, através da aplicação de técnicas de engenharia de base natural e atividades realizadas no âmbito do projeto LIFE Águeda, destinadas a assegurar a sustentabilidade ambiental, foram consideradas pelo presidente da Câmara de Águeda como “exemplares”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A pretexto das comemorações do Dia Mundial da Águeda, assinalado na Casa dos Rios, em Valongo do Vouga, a edilidade deu conta, ainda, das obras do plano de drenagem da baixa da cidade. Tudo junto demonstra que “Águeda está na linha da frente” nesta área, vincou Jorge Almeida, lembrando, ainda, a importância da captação de águas do Carvoeiro, que abastece mais de 400 mil pessoas na região.

O autarca mostra-se satisfeito com a “mudança de paradigma e de respeito pelas linhas de água, que é uma coisa relativamente nova”, acautelando pontos de despejo, com uma “intervenção cuidada e atenta em todo o concelho, confirmada pelos relatórios ambientais que atestam a qualidade da rede de rios do território”

Aproveitando a presença de Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Jorge Almeida apontou para intervenções ainda ainda por executar, nomeadamente no Rio Cértima que carece de despoluição. Já sobre a pateira de Fermentelos, Jorge Almeida reiterou “a urgência da intervenção de dragagem e a necessidade de apoio para a aquisição de uma nova ceifeira para tratar a problemática dos jacintos.”

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.