Partilhar a mobilidade é cuidar

420
Microbilidade.

As bicicletas elétricas e as trotinetes estão cada vez mais a circular pelas ruas das cidades e zonas urbanas. A micromobilidade é uma componente crucial da transição energética nas zonas urbanas.

Por Stefan Carsten *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

No entanto, também requer uma reconstrução fundamental das estradas, ciclovias e aglomerados urbanos. Muitas cidades europeias têm como objetivo que, até 2035, 80% da mobilidade seja feita de forma ecológica, ou seja, a pé, de bicicleta ou de transportes públicos.

Paris está a mostrar o caminho

É impressionante o que a capital francesa está a fazer: Paris é muito semelhante a muitas cidades industriais no que diz respeito às raízes da indústria da mobilidade. No entanto, ela gere a mudança. É possível ser um modelo a seguir sem ser uma cidade como Copenhaga, Oslo ou Estocolmo. Paris também tem sido particularmente eficaz na resolução do problema das trotinetas constantemente paradas nos passeios. Numa votação, os cidadãos decidiram contra a continuação da utilização de trotinetas, que foram retiradas da cidade e rapidamente substituídas por bicicletas eléctricas. Estas põem menos em risco a segurança rodoviária e já não bloqueiam os passeios.

É interessante notar que Paris não está apenas a liderar a transformação da mobilidade. Também compreende a importância da habitação a preços acessíveis, através de enormes investimentos públicos. Um quarto de todos os habitantes de Paris vive atualmente em habitações públicas, contra 13% no final da década de 1990. A filosofia orientadora é que aqueles que produzem as riquezas da cidade devem ter o direito de viver nela. Professores, trabalhadores do saneamento, enfermeiros, estudantes universitários, padeiros e talhantes estão entre os que beneficiam do programa.

As ofertas de partilha são o futuro

Estas ofertas de partilha são um elemento central para uma mobilidade futura e sustentável. Enquanto antigamente existiam cerca de cinco opções de mobilidade diferentes, atualmente existem cerca de trinta. Quando o tempo está mau, as pessoas utilizam os serviços de partilha de automóveis e, quando é necessário transportar uma encomenda, pegam na bicicleta de carga. As ofertas de partilha são, portanto, necessárias em toda a cidade e devem também estar disponíveis nos subúrbios.

Incentivos em vez de proibições

No entanto, é importante que a condução não seja proibida. Os lugares de estacionamento podem tornar-se mais caros e mais escassos, mas deve continuar a ser possível entrar na cidade de carro. No entanto, a viagem até ao centro da cidade pode demorar mais tempo, porque cada vez mais zonas de tráfego estão a ser disponibilizadas para opções de mobilidade sustentável. Neste contexto, é de salientar que os transportes públicos, as ofertas de partilha e as estradas para a micromobilidade devem tornar-se correspondentemente melhores e mais confortáveis para criar um incentivo. Caso contrário, poderá haver muita resistência à transição da mobilidade nos centros urbanos.

Os automóveis estão a ser cada vez mais utilizados como reserva de mobilidade

Em muitas cidades europeias, parece que o tráfego automóvel tem vindo a aumentar desde a invenção do automóvel. Muitos planeadores ainda reagem incorretamente quando se trata do automóvel. Em vez de reduzir o espaço para os automóveis, a fim de tornar as opções alternativas mais importantes, o espaço para os automóveis está, na verdade, a ser alargado, o que leva a um aumento ainda maior do tráfego automóvel e do congestionamento do trânsito.

É necessário promover ainda mais a utilização da bicicleta

Infelizmente, os argumentos ecológicos raramente são apresentados: 90% dos ciclistas de Copenhaga utilizam a bicicleta porque é o meio de transporte mais rápido. E isto não se refere sequer à bicicleta eléctrica, mas à bicicleta normal. A bicicleta não é apenas popular devido à sua sustentabilidade ecológica e de saúde, mas também porque é frequentemente o meio de transporte mais rápido nos centros das cidades. Por conseguinte, os ciclistas devem dispor de mais e mais amplas vias. E as cidades estão a reagir a isso, pelo que é extremamente positivo que Zurique tenha conseguido tornar-se uma cidade ciclável com a ajuda das e-bikes. É realmente impressionante.

Necessidade urgente de pacotes de mobilidade

Até à data, quase não existem ofertas combinadas no sector da mobilidade. Em Berlim, a filial da Berliner Verkehrsbetriebe “Jelbi” oferece uma combinação de cerca de 15 ofertas de partilha diferentes. Isto significa que não é necessário abrir cada aplicação individualmente para as respectivas ofertas de partilha, o que facilita a sua utilização. Mas isto é apenas o começo; é necessária uma oferta ainda mais abrangente: um pacote com o qual se pode utilizar um determinado número de minutos numa scooter, bicicleta, transportes públicos e outras opções de mobilidade. Porque é que isto ainda não existe?

* Futurista, Urbanista e Consultor. Ler artigo completo publicado originalmente no site Green Future.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780