Águeda: Autarquia com reconhecimento internacional por liderar ações ambientais

993
Imagem cedida pela Câmara de Águeda.
Dreamweb 728×90 – Video I

Águeda é uma das 88 cidades em todo o mundo “a liderarem ações ambientais”, integrando a lista “Classe A” do organismo internacional Carbon Disclosure Project (CDP), informa a edilidade local em comunicado hoje divulgado.

As cidades, que representam uma população de quase 125 milhões de pessoas, reportaram os seus dados ambientais através da Plataforma Unificada de Registo CDP-ICLEI.

Para obter uma ‘pontuação A’ do CDP, uma cidade deve registar, publicamente e para a escala comunitária, um inventário de emissões de Gases com Efeitos de Estufa (GEE), definir uma meta de redução de emissões, possuir uma análise de riscos e de vulnerabilidade e publicar um plano de ação climática para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, “demonstrando como reduzirá as emissões e perigos climáticos agora e no futuro, entre outras ações.”

Segundo a nota de imprensa, Águeda “foi reconhecida por desenvolver estratégias climáticas robustas, rastrear, agir para limitar e reduzir as emissões de GEE, avaliar e mitigar riscos climáticos, assim como relatar essas informações de forma transparente no seu relatório de 2020 ao CDP.”

O Plano de Adaptação às Climáticas para o concelho de Águeda compila algumas das ações e medidas já implementas, em curso ou ainda a desenvolver, tais como a rede de sensores ambientais instalada, o Plano de Drenagem para a cidade de Águeda, as intervenções de reabilitação de rios e ribeiras, as ações de sensibilização e educação para a comunidade, entre outras medidas quer na área da adaptação quer mitigação das alterações climáticas.

Carbon Disclosure Project (CDP)

» O CDP é uma organização sem fins lucrativos que estimula empresas, cidades e governos a reduzirem suas emissões de gases com efeito de estufa, protegerem os recursos hídricos e florestas. Mais de 8.400 empresas, mais de 920 cidades e regiões tornam a plataforma do CDP uma das mais ricas fontes de informação em todo o mundo sobre como as empresas e os governos promovem mudanças ambientais. O CDP é membro fundador da We Mean Business Coalition.

Discurso direto

“É com enorme satisfação que recebemos a distinção deste organismo internacional como reconhecimento público de todo o esforço e empenho com que desenvolvemos os projetos nas áreas do ambiente e da sustentabilidade, no nosso concelho, através de uma comunicação clara e transparente das ações, metodologias e resultados. Estas distinções são motivo de orgulho e um incentivo para melhorar continuamente. Águeda é um município atento e preocupado com as questões ambientais, tentando sempre adotar as melhores práticas, procurando também inspirar e ser um exemplo a ter como referência para outros” – Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

A lista de cidades classificadas como “Classe A” está disponível em https://www.cdp.net/en/cities/cities-scores.

Artigo relacionado

Águeda permanece na lista dos 100 ‘Destinos Mundiais Sustentáveis’

Publicidade, Serviços & Donativos