Água de consumo em Anadia com níveis próximos do ideal, mas a Câmara mantém alerta

975
Cidade de Anadia.
Comercio 780

Os resultados das últimas análises à água da rede de abastecimento público do concelho de Anadia, efetuadas a 26 de agosto, sexta-feira, “indicam que todos os parâmetros avaliados estão próximos dos valores de referência”, informa a Câmara local.

Ainda assim, como “precaução”, esta manhã de segunda-feira, “foram novamente realizadas análises à água da rede pública”, aguardando-se os resultados.

“Deste modo, os cuidados referidos no comunicado anterior devem ainda ser mantidos até indicação contrária”, alerta a autarquia.

Devido ao reforço do tratamento da água efetuado nos últimos dias, assim como da captação de água a uma profundidade maior – “situação provocada pelos baixos níveis que os depósitos municipais alcançaram” – a água poderá apresentar “um aroma mais intenso a cloro e uma ligeira alteração da cor, até ao final do dia de hoje.”

A qualidade da água da rede de abastecimento público do concelho de Anadia é controlada através de um plano de análises apresentado à ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que é efetuado através de laboratório acreditado, com acompanhamento da Autoridade de Saúde.

Em caso de deteção de valores anormais, são efetuadas análises adicionais ainda mais rigorosas, sendo posteriormente aplicado o devido tratamento.

“Esta situação desagradável, para a qual agradecemos a sua compreensão, está diretamente relacionada com o estado de seca que afeta o país. Deste modo, apelamos, uma vez mais, a um consumo de água mais racional, sem exageros nem desperdícios. Lembre-se que a água é um bem essencial à vida que, se não for preservado, se pode esgotar”, conclui o comunicado municipal.

Artigo relacionado

Anadia: Comunicado sobre qualidade da água de abastecimento público

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780