Anadia: Comunicado sobre qualidade da água de abastecimento público

1596
Paços de Concelho de Anadia.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Município de Anadia e a Autoridade de Saúde Local têm vindo a receber, ao longo da última semana, diversas queixas de munícipes, respeitantes à qualidade da água da rede de abastecimento público, em algumas zonas da cidade de Anadia, nomeadamente, no que respeita ao odor e sabor da mesma.

De imediato os serviços técnicos do setor das águas atuaram, no sentido de detetar o problema, por forma a solucionar.

Em complemento ao normal plano de controlo analítico da qualidade da água, foi acrescido um conjunto de análises extra, a fim de despistar eventuais contaminações na rede. Os resultados das análises confirmaram a existência de fatores menos positivos na qualidade da água, ou seja, foram registados valores superiores aos valores de referência, em alguns parâmetros.

Face a estes resultados, os Serviços da Autarquia atuaram de imediato e ajustaram o tratamento aplicado na rede de distribuição, e uma monitorização ainda mais rigorosa, assente num exigente plano de controlo analítico, por forma a confirmar a normalidade desses parâmetros.

Ainda assim, tendo em conta as bactérias detetadas nas análises realizadas, existem alguns riscos para a saúde relacionados com o consumo direto de água da rede pública, até a situação estar devidamente regularizada, de acordo com a legislação em vigor.

As populações mais afetadas serão as da União das Freguesias de Arcos e Mogofores, Sangalhos, Avelãs de Caminho, Avelãs de Cima, Moita e da União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, e a localidade de Espairo, podendo ser adotadas algumas medidas mitigadoras do risco, como por exemplo a desinfeção por fervura. Este método é uma forma simples e muito eficaz de destruir praticamente todos os organismos potencialmente patogénicos para o homem. Para isso é necessário:

• Ferver a água durante 5 minutos, contados a partir do momento em que se atinge o ponto de ebulição, ou seja, quando a água começa a borbulhar com maior intensidade;
• Após a fervura, poderá ser adicionada uma gota de limão à agua para melhorar o seu sabor;
• Colocar a água em recipiente tapado e de preferência em local fresco.

Esta situação tem uma relação direta com o estado de seca generalizada que o país está a passar, e que obriga o Município de Anadia a uma captação de água a uma profundidade maior, com oscilações na qualidade da mesma. Assim, apelamos a um consumo mais responsável e moderado de água, por parte de todos, num esforço que tem de ser coletivo.

O Município de Anadia apela à boa compreensão de todos os munícipes para os eventuais constrangimentos que esta situação possa provocar.

Câmara de Anadia

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.