Ovar: Projeto ajuda cuidadores a lidar com as demências

876
Santa Casa da Misericórdia de Ovar.

A Santa Casa da Misericórdia de Ovar está a promover projeto para capacitar cuidadores formais e informais para lidarem com as demências.

Por Vera Campos *

Durante sete anos Fátima Dias, natural de Ovar, teve de cuidar da sua mãe, doente de Alzheimer. “Foi muito duro no início”, confessa ao Voz das Misericórdias, dizendo que “nem sequer conhecia a doença”.

Além de cuidadora informal, é trabalhadora da Santa Casa e a formação está a dar-lhe recursos ao nível do conhecimento do que é a doença mental e, por outro lado, “a forma como reagir, comunicar e lidar com os utentes”, revela.

Para apoiar casos como este, a Santa Casa da Misericórdia de Ovar está a promover o projeto ‘Cuidadosamente’, que visa capacitar cuidadores formais e informais através de formação.

O ‘Cuidadosamente’ assenta em duas vertentes: uma direcionada para os cuidadores formais das IPSS do concelho (parceria com a escola secundária José Macedo Fragateiro, que dispõe de um curso técnico-profissional de auxiliares de saúde) e outra, denominada ‘Espaço de Mim’, específica para cuidadores informais.

* Artigo publicado originalmente no jornal Voz das Misericórdias.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.