Investir na educação e na tecnologia para atrair investimento externo

816
Imagem computerworld.com.pt.
Comercio 780

O mundo empresarial debate-se hoje com importantes questões de posicionamento estratégico.

Por José Pinheiro *

Na realidade, os acontecimentos que nos últimos anos surgiram quase em simultâneo e de forma altamente vertiginosa – como a pandemia, as eleições americanas, a guerra na Europa entre a Rússia e a Ucrânia, ou a expansão mundial crescente da China – colocam novos desafios às organizações.

Os mercados internacionais, de produtos e serviços, e as respetivas linhas de cooperação para o futuro, são assuntos que devem estar em cima da mesa de debate dos empresários, que certamente necessitam de questionar os seus modelos estratégicos, a sua forma de operar, os seus novos desafios mas também as oportunidades que podem advir de todo este eclipse de mudança e transformação do mundo que até agora conhecíamos. Um mundo que já não “existe” pelo menos, da forma como até agora o conhecemos.

Assim, se por um lado, temos toda uma transformação digital que acelera a tecnologia, o investimento e a conectividade entre pessoas, mercados e bens; por outro temos uma União Europeia fragilizada por uma guerra, a tentar sobreviver entre as duas grandes fações que são a China e os Estados Unidos da América.

No nosso País, a região em que nos inserimos continua a lutar, através da sua massa empreendedora e empresarial para não baixar a produtividade. A trajetória económica do país é, como se sabe, pobre com um PIB per capita a situar-se, nas últimas duas décadas, entre 30 a 40% abaixo da média europeia.

Mas as nossas empresas sabem fazer, sabem desenvolver produtos e criar inovação.

É necessário, pois, um investimento na educação e na tecnologia para atrair investimento externo, que alavanque o estudo e a aposta no desenvolvimento tecnológico.

São esses os verdadeiros desafios, que se constituem como oportunidades das nossas empresas que têm que se adaptar continuamente a uma forma de vida diferente, com outro tipo de ferramentas (as tecnológicas) e com novos e desafiantes impactos. Avizinham-se pois, novas parcerias; novas formas de pensar e de encarar os problemas.

Assim saibamos, todos, encontrar soluções para atingir tal desiderato.

* Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra. Artigo publicado na revista ‘Encontros’ da Associação Empresarial de Cambra e Arouca.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.