Adjudicada elaboração do projeto da ligação do IC35 de Sever do Vouga à A25

6356

Após uma prorrogação, a Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou a aquisição de serviços para a elaboração do projeto de execução nova ligação rodoviária de Sever do Vouga à A25 (IC35 – Sever do Vouga / IP5 (A25).

O contrato tem o valor de 1,3 milhões de euros, a que acresce IVA.

Já em 2023, está previsto suportar um encargo de 356.310 euros com a elaboração do projeto.

O prazo de elaboração dos estudos é de 390 dias.

O valor base do procedimento era de 2 milhões de euros.

Segundo o edital publicado em Diário da República, está em causa a criação de um acesso privilegiado das Zonas Industriais de Sever do Vouga à A25, servindo, ainda, como uma alternativa à EN328.

A estimativa inicial, de acordo com informação da Câmara severense dada em março de 2021, apontava para um investimento de 50 milhões de euros.

Na prática, funcionará como uma variante a Sever do Vouga, esperando-se que possa melhor ” substancialmente a ligação ao corredor internacional (IP5 / A25), caracterizado pela conectividade entre o Porto de Aveiro e a fronteira de Vilar Formoso”.

A ligação do IC35 de Sever do Vouga à A25 ‘caiu’ do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas o Ministério das Infraestruturas garantiu que esta obra será executada “com recurso a financiamento nacional”.

Discurso direto

“Uma obra necessária e imprescindível ao nosso desenvolvimento, com reflexos positivos para o tecido empresarial, uma vez que vai permitir uma ligação direta de Sever do Vouga à A25, facilitando, consequentemente, o acesso ao Porto de Aveiro e à fronteira de Vilar Formoso” – Pedro Amadeu Lobo, presidente da Câmara de Sever do Vouga.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.