‘YEP 5.0 – Young Entrepreneurship Program’: Candidaturas até 30 de novembro

1032
YEP 5.0.
Dreamweb 728×90 – Video I

O período de candidaturas ao projeto ‘YEP 5.0 – Young Entrepreneurship Program’, promovido pela AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, foi prolongado. Os jovens têm, agora, até ao dia 30 de novembro para submeterem as suas ideias de negócio mais inovadoras e ganharem um passaporte direto para as maiores olimpíadas, mundiais, da tecnologia.

No âmbito do projeto em causa, a AIDA vai desenvolver, durante os próximos dias, um conjunto de ações que vão potenciar o contacto privilegiado dos jovens estudantes e empreendedores com a realidade empresarial. A primeira iniciativa acontece já a 16 de novembro e será marcada por uma visita à empresa HFA.

No total, cerca de 30 participantes terão a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos na área empresarial, trocar experiências e desenvolver soft skills facilitadores de aprendizagens mais técnicas. A estas vantagens juntam-se ainda a possibilidade de promoverem o espírito empreendedor e de fomentarem o desenvolvimento de novos projetos e/ou negócios através da visita, realizada no âmbito da ação “YEP 5.0 Demo”.

Simultaneamente, decorre, no mesmo dia, uma visita ao PCI – Parque de Ciência e Inovação, através da ação “YEP 5.0 Hub”, com o objetivo de dinamizar o conhecimento sobre ecossistemas empreendedores e reforçar a cooperação, as parcerias e as redes de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo. A ação potenciará também a geração de ideias inovadoras e a criação de novas empresas no mercado.

Além de conhecerem as infraestruturas do PCI, os visitantes vão poder observar, em pormenor, as empresas e empreendedores instalados assim como partilharem conhecimentos e experienciarem ferramentas de networking.

O programa termina no dia 24 de novembro, com uma ação integrada no “YEP 5.0 New Generations: YEP 5.0 Young Industry”, a realizar a Escola Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis, que visa sensibilizar os jovens estudantes para o empreendedorismo e os conceitos da nova indústria. A sessão conta com a presença de um dinamizador e um empreendedor convidado, havendo lugar a um período de interação com os alunos para perguntas e respostas.

Assim, se és jovem, tens um espírito empreendedor e gostavas de te aventurar num negócio inovador e sustentável, na resposta aos desafios sociais e societais, este desafio é para ti. O “Big Ideas Challenge” é um concurso integrado no projeto “YEP 5.0 – Young Entrepreneurship Program”, que vai premiar as três melhores ideias com um valor monetário total de cinco mil euros.

Além disso, os premiados terão ainda a oportunidade de participar na Collision, uma das maiores conferências de tecnologia do mundo, que vai decorrer em Toronto, no Canadá, entre os dias 26 e 29 de junho do próximo ano.

A primeira etapa do concurso “YEP 5.0”, com candidaturas abertas até ao dia 30 de novembro, divide-se em três fases – uma call/convocatória para apresentação de ideias de negócio, uma jornada de pitch de ideias e um processo de avaliação, classificação e seleção dos projetos vencedores do concurso.

“Incentivar o espírito empreendedor e o surgimento de novas empresas inovadoras e sustentáveis” é o principal propósito do desafio, que vai também oferecer, aos 20 projetos com melhor classificação, um programa de mentoria, a realizar durante meio ano.

O “YEP 5.0” é uma verdadeira alavanca na área do empreendedorismo, que, além do “Big Ideas Challenge”, contempla ações de sensibilização, dirigidas a jovens estudantes do 3.ª ciclo e ensino secundário, assim como workshops assentes na temática. Visitas técnicas a empresas e estruturas de incubação e desenvolvimento de ações de mentoria são outras das atividades incluídas.

O projeto em causa é co-financiado pelo Compete 2020 e o Fundo Social Europeu.

Mais informações sobre o projeto “YEP 5.0 – Young Entrepreneurship Program” disponíveis em www.aida.pt

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.