Ações de sensibilização e informação sobre a limpeza do rio Cértima

1462
Ação de sensibilização para a limpeza do rio Cértima.
Dreamweb 728×90 – Video I

O troço do rio Cértima, nos concelhos de Águeda e Oliveira do Bairro, é uma artéria fluvial estruturante dos ecossistemas ribeirinhos desta zona, da própria lagoa da Pateira de Fermentelos e da paisagem.

Atravessa campos agrícolas, nomeadamente, com arrozais, tendo revelado diversas perturbações, que se têm vindo a agravar nos últimos anos, as quais estão a ser determinantes na degradação da qualidade ecológica deste ecossistema ribeirinho classificado.

Devido à ocorrência de vários episódios de contaminação da linha de água que, aliados à existência de problemas de obstrução do canal principal, de sedimentação e à diminuição do caudal da linha de água por captações agrícolas, tornou-se necessária a realização de um projeto de intervenção de reabilitação e valorização ecológica do Rio Cértima nos concelhos de Águeda e Oliveira do Bairro.

O município de Águeda vai organizar, em parceria com as demais entidades, um conjunto de ações de sensibilização e informação acerca do rio, abordando questões objetivas da sua conservação e valorização, atuais e futuras. As primeiras destas ações decorrerão no Centro Cívico de Barrô (Águeda) e auditório da Junta de Freguesia de Oiã (Oliveira do Bairro).

Publicidade, Serviços & Donativos