ACeS do Baixo Vouga promete médico para Rocas do Vouga

1143
Extensão de saúde de Rocas do Vouga. Sever do Vouga.
Dreamweb 728×90 – Video I

A falta de médico está na origem do encerramento da unidade de saúde de Rocas do Vouga, em Sever do Vouga, que funciona num edifício recente, construído de raiz para o efeito.

O esclarecimento foi dado em carta dirigida à população local pelo diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga, Pedro Almeida, na sequência de um abaixo assinado.

Segundo aquele responsável, o fecho da unidade de saúde prende-se “com a aposentação do médico”, que até ao momento ainda não foi possível substituir e permitir a reabertura”.

O diretor do ACeS adianta esperar que o equipamento retome a “atividade assistencial presencial” com a conclusão do procedimento concursal previsto no Despacho nº5312-B/2021, de 26 de maio, que prevê a vaga para a UCSP Sever do Vouga.

O abaixo-assinado contou com cerca de 700 assinaturas, tendo sido remetida cópia ao Provedor da Saúde, Entidade Reguladora da Saúde e Administração Regional de Saúde do Centro, num processo liderado por Almiro Machado, candidato do PSD à presidência da Junta de Freguesia de Rocas do Vouga.

Discurso direto

“Os utentes não podem prescindir dos serviços do médico de família, do enfermeiro, do administrativo, que prestam cuidados de saúde preventivos e curativos, os chamados cuidados de saúde primários. Esta situação é inaceitável e representa uma discriminação das populações que merecem os mesmos cuidados dos seus concidadãos. O centro de saúde na sede do concelho não é uma solução justa nem exequível para uma população maioritariamente envelhecida, com dificuldades de locomoção, com recursos económicos deficitários e condições muito débeis de saúde” – Almiro Machado.

Artigos relacionados

Carta Aberta: Uma reflexão sobre a política de saúde em Sever do Vouga

CDS questiona ministra da Saúde sobre encerramento do atendimento complementar de saúde em Sever do Vouga

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780