CDS questiona ministra da Saúde sobre encerramento do atendimento complementar de saúde em Sever do Vouga

2040
Centro de Saúde de Sever do Vouga.

O CDS questionou o Ministério da Saúde sobre o motivo que “mantém” o serviço de atendimento complementar do Centro de Saúde de Sever do Vouga (CSSV) encerrado, “apesar da contratação de um novo médico.”

Os deputados João Pinho de Almeida e Ana Rita Bessa enviaram a pergunta num requerimento entregue na Assembleia da República.

A suspensão terá sido devido a falta de recursos humanos em número suficiente para assegurar a prestação do serviço de saúde à população.

Na questão enviada , os eleitos do CDS querem saber se a ministra da Saúde “entende que é razoável o encerramento de um serviço de atendimento complementar precisamente durante a época de inverno, em que se regista um aumento do número de casos de patologias inerentes à estação.”

Pedem ainda informações sobre a data reabertura e qual alternativa colocada à disposição da população.

Em janeiro do ano passado, o CDS já tinha questionado a decisão do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS BV), de encerrar o serviço de atendimento complementar em Sever do Vouga, de segunda a sexta-feira, das 20:00 às 23:00.

“De acordo com a informação prestada aos utentes pelo coordenador daquela unidade de saúde, esse encerramento seria provisório e baseava-se na indisponibilidade de profissionais médicos, aguardando-se na altura uma nova solução”, referem os populares.

O gabinete do então ministro da Saúde reconheceu, também, que o encerramento se devia ao facto de metade do efetivo médico contar com mais de 50 anos (existiam à data oito médicos, quatro dos quais com idade superior a 50 anos), encontrando-se, por isso, dispensado da realização de trabalho noturno suplementar por solicitação própria.

De então para cá, o CDS-PP tem conhecimento de que foi já contratado um novo médico, mas verifica que se mantém o encerramento do serviço de atendimento complementar, que deveria funcionar das 20:00 às 23:00, de segunda a sexta-feira.

Publicidade, Serviços & Donativos