Ação comunitária do apoio ao luto sadio

1526
Luto (imagem genérica).
Comercio 780

A APELO – Apoio ao Luto comemorou, no passado dia 27 de janeiro, dezassete anos de Apoio ao Luto dedicado e de excelência, em Portugal e, ocasionalmente, em diversos países do mundo.

Por Catarina Pinho *

Embora o luto seja um fenómeno tão natural e frequente como a própria existência humana, quem perde alguém que muito amava fica debilitado. Todas as energias que habitualmente dispunha para as tarefas do quotidiano são canalizadas quase em absoluto em pensamentos e ações para o ente querido falecido.

De acordo com o ‘Modelo de Vivência do Luto Sadio’, desenvolvido pelo nosso fundador, Professor José Eduardo Rebelo, com a perda pessoal profunda, as expectativas emocionais, que caraterizavam o relacionamento, ficam desestabilizadas, tendo de ser reorganizadas no processo do luto.

A pacificação interior, ou seja, a superação da perda é alcançada após o enlutado experienciar ‘Vivências Globais do Choque’ face à ocorrência da perda, da descrença emocional na perda, do reconhecimento da irreversibilidade da perda e da superação da perda.

A morte dos pais ou do cônjuge é uma perda expectável, pelo que a sua superação decorre por aceitação, guardando do ente querido suaves e doces memórias.

A morte do filho é inaceitável pelo que o enlutado, tendo necessidade de reencontrar uma estabilidade para a sua existência, supera a perda conformando-se com suaves, mas agridoces, memórias do passado.

A missão da APELO – Apoio ao Luto é apoiar pessoas, famílias e comunidades enlutadas, através do auxílio institucional, quando os próximos, os chegados e os amigos não estão disponíveis para o amparo na recuperação da harmonia perdida. O Apoio ao Luto permite que o enlutado supere a sua perda de forma mais breve e eficaz, em sessões individuais e em grupos de partilha.

A atividade é realizada por Conselheiros do Luto, os únicos especialistas no país na ação comunitária do apoio ao luto sadio, que são formados em curso próprio pelo Espaço do Luto, em estreita cooperação com a APELO.

Face ao momento difícil de pandemia e isolamento social que atravessamos, a APELO, que tem a sua sede em Aveiro e delegações em Coimbra, Estremoz, Lisboa e Brasil, ampliou os seus serviços presenciais para o atendimento à distância.

Para tal, reforçou o atendimento telefónico que já existia e desenvolveu a ação comunitária por videoconferência, criando uma sala virtual zoom, o que permite estar ainda mais próximo de pessoas em luto no continente, ilhas e no estrangeiro.

A APELO, em estreita colaboração com o Espaço do Luto, é consultora principal de um projeto de ‘Apoio ao Luto e de Capacitação’ para esta ação comunitária junto de enlutados vítimas da tragédia de incêndios em 2017 em Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

Durante mais de década e meia de porfiado trabalho dedicado ao apoio ao luto, a APELO tem promovido ativamente a divulgação desta temática, ainda de certo modo tabu na nossa cultura, a nível académico e junto da comunicação social, bem como promovendo os livros do nosso fundador, únicos no género em Portugal.

* APELO – Apoio ao Luto. Mais informações sobre a APELO através do sítio web www.apelo.pt, da rede social Facebook ou por contacto por email, em [email protected], telefone 234 047 507, ou telemóveis 917 052 052 / 929 078 828.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780