Aberto novo concurso público para construir o Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar

458
Baixo Vouga Lagunar.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) lançou um novo concurso público a empreitada para a construção do Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Artigo relacionado

Aberto concurso público para a obra do Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar

O novo preço base do procedimento tem o valor de 24,5 milhões de euros, não sendo para executar por lotes (fases). O prazo de execução do contrato é de 24 meses, sem previsão de renovação.

A obra em causa, que retende concluir um dique antigo executado apenas no seu troço médio, é considerada indispensável para minimizar o impacto das marés que regularmente invadem os campos ribeirinhos de água salgada da Ria de Aveiro, tendo acesso a fundos da União Europeia.

O projeto do Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar abrange áreas das freguesias de Beduído, União das Freguesias de Canelas e Fermelã e Salreu, no concelho de Estarreja, de Angeja no concelho de Albergaria-a-Velha e a freguesia de Cacia no concelho de Aveiro.

Componentes da empreitada

» Sistema de defesa contra o avanço das marés, impedindo a invasão superficial de água salgada nos campos;
» Sistema Primário de drenagem e defesa contra cheias que tem como finalidade, diminuir a frequência das cheias e minimizar os efeitos nefastos que estas provocam durante o inverno e garantir a recarga de água doce subterrânea no período de verão;
» Instalação de uma estrutura verde ao longo do dique, de proteção contra as marés e ao longo do caminho da margem direita do Rio Vouga, para compartimentação da paisagem.

Artigos relacionados

Cacia: Ponte açude é a primeira aposta para travar destruição agrícola no Baixo Vouga

Estudo de Impacte Ambiental – Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.