PJ de Aveiro apoiou detenção de quatro traficantes de droga e apreensão de 250 quilos cocaína em Águeda

1020
Apreensão de droga feita pela Polícia Judiciária (armazém).
Dreamweb 728×90 – Video I

A Unidade Nacional de Combate ao tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária (PJ) realizou, nos últimos dias, uma operação policial batizada como ‘Operação Toro’, com o apoio do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, que levou ao desmantelamento de um grupo criminoso dedicado à introdução de “grandes quantidades de cocaína” no continente europeu. O balanço dá conta da detenção de quatro homens e apreensão de um total de 251 quilos de cocaína dissimulada em fruta que estava num armazém em Valongo do Vouga, concelho de Águeda.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A droga era transportada em dois contentores marítimos que entraram em território nacional através do Porto de Setúbal, encontrando-se escondida em orifícios localizados na estrutura de madeira das paletes de carga que acondicionavam um carregamento de ananases, que era proveniente de um país da América Latina.

Os detidos são todos estrangeiros, com idades compreendidas entre os 33 e os 52 anos de idade. Aguardam apresentação à autoridade judiciária competente (Tribunal de Instrução Criminal, em Lisboa) para efeitos de primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação de medidas de coação.

Segundo a investigação apurou, “os contentores foram posteriormente transportados até um armazém na zona centro do país onde a droga seria retirada das paletes para depois seguir, ao que tudo indica, para Espanha”.

A investigação em curso, relata ainda a PJ, iniciou-se na sequência de troca de informação no quadro do Global Drug Intelligence Network, um projeto-piloto financiado pela União Europeia que visa reforçar e tornar mais ágil o intercâmbio de informação operacional entre diversos países no domínio do combate ao tráfico de estupefacientes em larga escala.

“Para além da droga, procedeu-se ainda à apreensão de vários telemóveis, diversa documentação com relevância probatória e duas viaturas, uma delas comercial com um compartimento especialmente criado para o transporte dissimulado de droga”, adianta o comunicado, concluindo que as investigações prosseguem.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.