A Pateira e os jacintos

1089
Pateira de Fermentelos (Facebook de Jorge Almeida).
Comercio 780

A par dos trabalhos de controle desta espécie, continuamos a lutar pela dragagem e descontaminação das águas que ali chegam pelos seus afluentes, e que entendemos, é essencial.

Por Jorge Almeida *

É comum por esta altura do ano, a publicação de fotos nas redes sociais, mostrando estas plantas aquáticas nas águas da Pateira, que como sabemos, circulam ao sabor dos ventos.

Há mais de 20 anos que a existência de jacintos está referenciada na Pateira.
A Câmara Municipal de Águeda é a única entidade que retira jacintos da Pateira e a sua ceifeira aquática, ano após ano, assegura um papel fundamental no controle destas infestantes.

Mesmo assim, e talvez por isso, sempre que aparece, aos olhos das pessoas, uma maior quantidade destas plantas, é comum que todas as reclamações se voltem para o Município de Águeda, esquecendo todas as outras entidades, sobretudo as que têm maior obrigação e competência, e que deveriam fazer o mesmo que a autarquia Aguedense.

A Câmara de Águeda, nunca se propôs com a sua atividade, extinguir completamente esta infestante, pois tal só seria possível com recurso a meios químicos e/ou biológicos, para os quais não é garantida a necessária segurança para aquele ecossistema tão sensível.

A par dos trabalhos de controle desta espécie, continuamos a lutar pela dragagem e descontaminação das águas que ali chegam pelos seus afluentes, e que entendemos, é essencial.

Entretanto e olhando para as fotos publicadas nos últimos dias, percebemos que variam de acordo com o que o fotógrafo pretende efetivamente mostrar, os jacintos ou a Pateira.

Também ficamos com a certeza, de que tal como nos anos anteriores, vamos continuar a conseguir manter a maravilhosa beleza natural desta nossa verdadeira maravilha.

* Presidente da Câmara Municipal de Águeda. Publicado originalmente em https://www.facebook.com/jorge.almeida.90226

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.