A marca Portugal Ceramics

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APICER.
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Pretende-se com a marca Portugal Ceramics, que as diferentes audiências associem à cerâmica portuguesa a ideia de dominar a possibilidade (The Art of Possibility) – isto é, a capacidade de fazer com que as coisas aconteçam.

Por Martim Chichorro *

A Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (APICER) dinamizou no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, a apresentação pública da marca Portugal Ceramics, num evento destinado a todas as empresas e empresários da indústria da cerâmica portuguesa, comunicação social e organismos estatais e todos os interessados no sector cerâmico.

Para além da apresentação da marca, foram anunciadas as principais iniciativas de promoção da cerâmica portuguesa nos mercados internacionais. Um evento com especial interesse para os setores da Cerâmica Utilitária e Decorativa e da Cerâmica de Pavimentos e Revestimentos.

O local escolhido foi o edifício do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, da autoria do arquiteto Luís Pedro Silva, que recebeu já importantes prémios e distinções, tanto na área da operação de cruzeiros, como na área da arquitetura e design.

Pretende-se com a marca Portugal Ceramics, que as diferentes audiências associem à cerâmica portuguesa a ideia de dominar a possibilidade (The Art of Possibility) – isto é, a capacidade de fazer com que as coisas aconteçam. Principalmente quando os clientes procuram um parceiro para responder a um pedido específico, a um pedido difícil que os outros players têm dificuldade em dar resposta.

O posicionamento sugerido tem tudo a ver com a nossa predisposição para encontrar a solução, dar resposta ao solicitado. Acreditamos que é ao estreitar a ligação entre design e arte que criamos conexões verdadeiras sem limites.

Queremos que a nossa cerâmica dê vida às emoções e aproxime pessoas e espaços.

O Secretário de Estado da Economia, João Neves, transmitiu-nos uma mensagem de tranquilidade afirmando que o Governo português está empenhado em ajudar as empresas portuguesas a aumentar a sua competitividade.

Foi um gosto reunir algumas das pessoas mais influentes da nossa indústria, bem como jornalistas e entidades oficiais. Acreditamos poder afirmar que esta foi uma demonstração da Arte da Possibilidade. No atual contexto de crise existencial neste setor, está a haver um reforço da participação portuguesa em ações promocionais nos mercados externos.

Os anos de 2022 e 2023 serão particularmente preenchidos, quer através da participação em feiras, quer através da realização de seminários temáticos e missões inversas. As ações de promoção da marca Portugal Ceramics para o subsetor da cerâmica utilitária e decorativa incluem a participação em feiras nos mercados da Alemanha, França, Itália e Estados Unidos.

Para o subsetor dos pavimentos e revestimentos cerâmicos, os mercados-alvo são os mesmos, excluindo a Itália. Nestas iniciativas serão utilizados, além do vídeo, catálogos e outros suportes transversais de comunicação, e outros específicos como brochuras, folhetos e outro material gráfico, audiovisual e multimédia.

Já depois da apresentação da marca Portuga Ceramics no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, foi apresentada a marca na feira Batimat em Paris, uma feira dedicada aos materiais de construção. Estas iniciativas, tal como a marca apresentada em Matosinhos, inserem-se num projeto SIAC Internacionalização (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), cofinanciado pelo FEDER no âmbito do Compete 2020, cujo período de execução decorre até 30 de junho de 2023 e com um orçamento que ronda os 930 mil euros.

* Gestor de Marketing da APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria. Adaptação de artigo publicado na revista Kéramica.

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