A Bairrada é a Minha Paixão!

1158
Dayane Casal.
Comercio 780

A encantadora região vitivinícola da Bairrada se localiza centro norte de Portugal, beirando o litoral até encontrar com as serras do Caramulo e Bussaco, o que lhe confere excelentes condições para produzir vinhos fantásticos. Esta região possui uma história muito antiga na produção vínica.

Dayane Casal *

Tive a oportunidade de ler outro dia, um artigo escrito por um amigo bairradino em que ele mencionava que até há registros dos impostos pagos ao rei Afonso Henrique, e esses, oriundos da produção de vinhos da Bairrada.

As principais características desse terroir são solos argilo-calcários e parcelas de solos arenoso. A argila é uma rocha sedimentar com uma grande capacidade de reter água e baixa capacidade de drenagem. Esses solos se caracterizam por serem frescos e com alta acidez.

Esta região que compreende desde a costa do Atlântico até se encontrar com à fronteira da região do Dão, recebe influências marítimas com uma boa amplitude térmica no período em que as uvas amadurecem, seu clima temperado e bem marcado recebe influência direta do Oceano.

Nas estações do ano podemos observar que os invernos são frescos, longos e chuvosos, já os verões são quentes, mas suavizados com a presença de ventos do Oeste e Noroeste, isso em maior proporção quando perto ao mar.

Ler artigo completo

* CEO da Bacozon, médica veterinária de formação, mas sobretudo uma apaixonada pelo mundo dos vinhos.

Publicidade, Serviços & Donativos