Estarreja anuncia “o primeiro carnaval inclusivo e acessível para todos”

979
Apresentação do Carnaval de Estarreja 2024.

“Um carnaval sustentável em termos ambientais, de qualidade ímpar no acolhimento do público, que agora vamos melhorar, tornando-o mais inclusivo, com a parceria da Color Add, permitindo que os daltónicos deixem de ter limitações. O carnaval está mais acessível”. O presidente da Câmara de Estarreja deu, assim, o mote para a edição de 2024 dos festejos carnavalescos locais para os quais “já se trabalha muito”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Os ‘grandes corsos’, é uma certeza, contarão com mais mais dois grupos, curiosamente ambos exclusivamente femininos (um de folia e um de passerelle).

Artigo relacionado

Desfiles carnavalescos de Estarreja com duas estreias em 2024

Diamantino Sabina não tem dúvidas que o carnaval de Estarreja “tem melhorado olhos vistos”, refletindo o investimento global à volta de meio milhão de euros. Dinheiro “bem investido, para que as pessoas continuem a ver em boas condições e a economia local sinta esse impulso nestes dias”.

Pedro Silva, presidente da Associação de Carnaval de Estarreja, vê a chegada de mais dois grupos como “uma demonstração de qualidade”, que mobiliza mais do que 1300 desfilantes. São precisas mais 400 pessoas “a apoiar” os corsos e “nos bastidores valentemente 200 pessoas a trabalhar”. “Para quem vem ver parece fácil, mas não é. Desde setembro que os grupos trabalham para que o carnaval saia para a rua nos dias 9 e 11. Pelo que temos nas mãos, a qualidade vai ser maior do que em 2023”, antecipou. Um desfile que será “mais curto para melhor acolhimento, como um teatro se tratasse”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Cartaz Color Add (Carnaval de Estarreja).

Isabel Simões, vereadora da Câmara, começou por destacar “o reforço do carnaval” enquanto o primeiro carnaval “inclusivo e acessível para todos”, seguindo as políticas municipais nesse sentido.

Para tal, será implementado um “código para os daltónicos”, que irá começar a fazer parte de outros eventos, espaços e suportes com a colaboração da parceria com Miguel Neiva, designer e criador do código de identificação de cores para daltónicos ‘Color Add’ (declarações abaixo).

Além da qualificação dos espaços, promovendo melhores condições do público e a quem desfila, que foram reforçadas ao longo dos últimos seis anos, desde que a Câmara assumiu a organização do carnaval, há novidades na bilheteira, que abre esta semana, a primeira vez antes do Natal, também com venda online. Toy, Rosinha, Tio Gel e Wilson Honrado são algumas das principais figuras do cartaz de animação de um programa com outros eventos, com destaque para o desfile noturno das escolas de samba, repetindo-se, também, as visitas  guiadas à ‘fábrica’ do carnaval.

Consultar programa dos principais eventos do Carnaval de Estarreja.

Assistir à apresentação do Carnaval de Estarreja de 2024.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.