Desfiles carnavalescos de Estarreja com duas estreias em 2024

2582
Carnaval de Estarreja.

Em Estarreja, os grupos carnavalescos podem contar com 126.800 euros de apoio financeiro municipal, verbas a distribuir por 2023 e 2034.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A proposta de subsídios foi aprovada na última reunião do executivo camarário com a abstenção dos vereadores do PS, que defenderam uma atualização da comparticipação dos custos de acordo com o aumento da inflação.

A maioria PSD-CDS preferiu destacar o esforço feito para ir ao encontro de outras carências sentidas pelos grupos de carnaval, nomeadamente condições de trabalho e melhorias no desfile.

Atualmente, as associações já contam um armazém que está disponibilizado para a construção de carros alegóricos.

Em 2018, a Câmara estarrejense decidiu assumir a organização dos festejos, em colaboração com a Associação do Carnaval de Estarreja, o que permite “dar maior estabilidade” uma vez que as ajudas financeiras deixaram de estar condicionadas às receitas dos ingressos, que dependem das condições climatéricas.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Os protocolos de cooperação entre o município, as escolas de samba e grupos de folia são pagos por elemento participante, até um determinado limite. É atribuída uma verba também para financiar os carros alegóricos.

Em 2024, o carnaval de Estarreja, o maior evento local, com grande impacto económico, contará com mais dois grupos (um de folia e um de passerelle). Está previsto, assim, a participação de um total de 13 grupos nos dois corsos carnavalescos, ‘marchas luminosas’ e desfile noturno.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780