BioLiving encerra Projeto de Sensibilização Ambiental

537
Imagem divulgada pela Associação Bioliving.

A Associação BioLiving foi uma das entidades beneficiárias do PAPERA – Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro 2023 e, através deste apoio, foi possível realizar 18 atividades e sensibilizar cerca de 350 participantes para a importância da proteção dos valores naturais e culturais da região.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O apoio do PAPERA – Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro 2023 contribuiu para que a Associação BioLiving expandisse a sua missão “Natureza e Educação para Todos” ao longo deste ano.

Alguns dos objetivos da BioLiving são a valorização do património natural da Região de Aveiro, bem como a sensibilização da sua população para a conservação da natureza e biodiversidade. Assim, o projeto proposto ao programa PAPERA 2023 focou-se especialmente na dinamização de atividades que servem para mostrar o melhor que temos na Região de Aveiro em termos de recursos naturais, de biodiversidade e de oportunidades de aprendizagem e associativismo.

Os objetivos estabelecidos no início incluíam:

– Educar a população da Região de Aveiro para a gestão sustentável dos recursos naturais e a importância da biodiversidade, dando a conhecer algumas espécies protegidas e raras de Portugal;

– Promover a cidadania consciente e ativa da comunidade, incluindo os jovens estudantes da região, assim como o associativismo ambiental na região, mostrando como as pessoas podem ser mais ativas nas suas comunidades;

– Aliar a valorização do património natural existente na Região de Aveiro à valorização do seu vasto património histórico e cultural;

– Promover a cultura científica e literacia em áreas geográficas com menos oportunidades sociais e culturais.

Para isto, ao longo de nove meses, a Associação BioLiving dinamizou 18 atividades de sensibilização ambiental que assumiram diversas tipologias, tais como observação de fauna e flora, voluntariado ambiental, conversas informais e ainda a conferência anual sobre temas de sustentabilidade e gestão ambiental – BioFÓRUM.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

As atividades decorreram gratuitamente de Março a Novembro de 2023, nos concelhos de Albergaria-a-Velha, Estarreja e Aveiro, e envolveram cerca de 350 participantes.

Ao longo do projeto foram estabelecidas diversas parcerias com entidades locais, às quais muito agradecemos, como o Município de Albergaria-a-Velha e o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, a AdRA – Águas da Região de Aveiro, estabelecimentos como Associação Cultural Mercado Negro, Café Amizade e Route 66, bem como o Núcleo de Estudantes de Biologia e o Núcleo de Estudantes de Biologia e Geologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Deixamos ainda o nosso grande agradecimento aos voluntários que nos ajudaram na dinamização das atividades, bem como a todas as pessoas que nelas participaram.

Terminado o projeto, estamos certos que sensibilizámos mais pessoas para a proteção dos valores naturais e culturais da Região de Aveiro e inspirámos à ação local para criar mudanças positivas nas suas comunidades, tal como pretendemos continuar a fazer no futuro.

Este projeto foi dinamizado pela Associação BioLiving, no âmbito do programa CIRA Natura, com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro através do PAPERA 2023.

Associação Bioliving

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.