30 bicicletas de uso partilhado na cidade de Oliveira de Azeméis

1415
Bicicletas de uso partilhado, Oliveira de Azeméis.

A cidade de Oliveira de Azeméis irá ter um sistema de bicicletas de uso partilhado durante os dias úteis por iniciativa camarária.

“Numa fase experimental”, será constituído por 30 bicicletas convencionais, que estarão disponíveis em estações localizadas no Largo da República, Praça da Cidade, piscinas municipais e biblioteca municipal.

As bicicletas ficarão disponíveis entre as 9:30 e as 17:30, de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados). Será necessário obter um “cartão de utilizador” mediante inscrição presencial no gabiente de atendimento ao munícipe ou online.

“O projeto visa melhorar a mobilidade na cidade contribuindo, ao mesmo tempo, para a diminuição do ruído e da poluição sonora e para a melhoria da qualidade do ar através da redução de gases poluentes”, refere um comunicado.

As bicicletas partilhadas integram o plano de mobilidade suave ‘Mob.te+’, um conjunto de medidas destinadas a incentivar os munícipes a andar a pé ou a recorrerem a meios de transporte suave.

“Adotando uma perspetiva integrada entre transportes e mobilidade urbana e regional, segurança, ordenamento do território, ambiente, saúde, economia e inclusão social”, engloba “um conjunto de iniciativas que têm como objetivo a promoção da utilização de meios de transporte ecológicos, a mobilidade inclusiva, educação para a cidadania e criação de cidadãos sensibilizados para a questão da mobilidade sustentável”.

A Câmara adianta, ainda, que estão previstas outras ações envolvendo o plano de mobilidade sustentável, desde educação cívica rodoviária, criação de zonas pedonais, condicionamento da circulação automóvel, eliminação de barreiras arquitetónicas, circuitos urbanos e florestais ampliação do sistema de uso partilhado de bicicletas.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780