‘Aveiro Tech Week’ volta a colocar a cidade no “epicentro da rota tecnológica”

1187
Aveiro Tech City 2020.
Dreamweb 728×90 – Video I

A ‘Aveiro Tech Week’ de 2021 decorre de 11 e 17 de outubro anunciou hoje a Câmara com “um diversificado programa de atividades”.

A semana inclui, em simultâneo, os eventos ‘Criatech’, ‘Techdays Aveiro’ e ‘Prisma/Art Light Tech’ “que desafiam a viver a tecnologia, arte e cultura através de exposições, instalações artísticas, de luz e de som, performances, conferências, laboratórios e outras experiências.”

A abertura, no dia 11, pelas 14:30, contará com a presença do Presidente da Câmara aveirense, do Reitor da universidade local, do do CEO da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, e do deputado ao Parlamento Europeu José Manuel Fernandes, entre outros convidados, patrocinadores e artistas.

Segundo a edilidade, entidade organizadora, a ‘Aveiro Tech Week’ transforma a cidade “num atrativo palco de ações, conferências, exposições, instalações de luz, som, artes digitais e performances, que reforçam o posicionamento” do concelho, projetando Aveiro “como epicentro da rota tecnológica, num processo em crescendo de afirmação como polo de atração para as indústrias tecnológicas e criativas.”

‘Techdays Aveiro’

» Sob o mote “Building Our Future”, propõe um programa de tech sessions, que pretende juntar, no mesmo palco, oradores nacionais e internacionais para debaterem a importância da tecnologia na gestão das cidades e aumento da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. A participação nas sessões é aberta ao público, mas sujeita a reserva, estando o espaço limitado a 310 lugares. Também é possível assistir via livestream, através dos canais oficiais do evento.
Durante os sete dias do Aveiro Tech Week serão ainda dinamizados diversos workshops de curta ou longa duração, com transmissão em direto, dedicados a diferentes temáticas, entre as quais ‘Criatividade e Inovação’, ‘Laboratórios Urbanos, Emprego e Formação’ e, ainda, ‘Cidadania Ativa’.
A educação está também enquadrada neste evento com um conjunto de atividades que permitirá, por um lado, a crianças e jovens o contacto com equipamentos e dinâmicas educativas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) ,e, por outro, partilhar com a comunidade aveirense a iniciativa ‘Tech Lab’, que, no ano letivo 2021/2022, já estará instalada e implementada em todos os estabelecimentos de ensino do município.
O Gaming marca também presença neste evento com um espaço específico no parque de exposições de Aveiro.

‘Criatech’

» Programa expositivo distribuído pela cidade, com propostas arrojadas e disruptivas, que promovem a criação artística e une artes digitais e tecnologia em espaço público e patrimonial. Um contributo “para consolidar Aveiro como território de excelência na área, pela ligação à indústria, ao conhecimento científico, à tradição criativa, à resiliência e ao espírito de iniciativa.”

‘Prisma/ Art Light Tech’

» Entre os dias 15 e 16, assume a luz como sua matéria-prima, combinando instalações de arte contemporânea e atividades lúdicas em espaço público. Mostra a cidade de Aveiro “sob uma nova luz e convida à (re)descoberta do território num ambiente estimulante e participativo”. Pretende, ainda, chamar as indústrias criativas locais, “com base na cooperação entre criativos, estudantes e empresas, assumindo-se como uma plataforma de inovação artística e tecnológica e procura dar um contributo para a boa gestão ambiental, alertando para a necessidade da eficiência energética e convidando ao uso dos modos suaves de mobilidade”.

+ info em https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.