Aveiro: 280 artistas animam Festival dos Canais, Gilberto Gil de regresso

4772
Apresentação do Festival dos Canais 2019.
Smartfire 728×90 – 1

“A arte em estado cool” é o lema da edição de 2019 do Festival dos Canais, que decorrerá em Aveiro, pelo quarto ano consecutivo, de 17 a 21 de julho com 250 espectáculos em cartaz, envolvendo 32 companhias e 280 artistas vindos de 16 países.

A organização, assumida pela Câmara de Aveiro, revelou esta quinta-feira a programação que tem como destaque 15 estreias nacionais.

Um investimento de meio milhão de euros, com entradas gratuitas em todos os espectáculos, na maioria apresentações no espaço público (teatro de rua, instalações artísticas, performances, workshops, oficinas criativas, entre outros eventos).

Dos artistas “consagrados” estão agendados concertos para o dia 21 de Gilberto Gil e Mariza, dois regressos que se poderão também reencontrar. O músico e compositor brasileiro esteve em Aveiro em dezembro de 2006 para receber o doutoramento Honoris Causa da Universidade de Aveiro. Voltaria em julho de 2007, para dar um espectáculo no estádio municipal de Aveiro, em que também participou Mariza.

O cartaz inclui também concertos de HMB e de Capicua (espectáculo hip hop sinfónico com a Banda Amizade),

No teatro de rua, o destaque vai para a companhia Walk The Plank, que irá trazer uma apresentação preparada especificamente para Aveiro, com forte envolvimento da comunidade.

Segundo o presidente da Câmara, o Festival dos Canais, apesar de entrar na sua quarta edição, está “ainda em fase de crescimento quantitativo”, mas assumindo em 2019 “uma nova dimensão da programação cultural”, que é também uma operação de marketing territorial.

Ribau Esteves lembrou, ainda, a “relevância” do evento no quadro da candidatura a Capital Europeia da Cultura de 2027 e da “qualificação de toda a programação cultural”.

O edil deu nota “da crescente” participação da comunidade, agentes locais e das associações, de “micro a grandes” espectáculos”, numa “lógica de oferta diversa e intensa que se encontra em vários dos cantos da cidade” anunciada a cada dia, mais uma vez, pela Fanfarra dos Canais.

Ouvir declarações de José Pina, diretor do Festival dos Canais

Destaques do programa

O Rossio e a Beira Mar com palcos “permanentes” de instalações permanentes e teatro de rua

Reforço da “dimensão internacional”

Consultar informação mais desenvolvida sobre a programação

Publicidade, Serviços & Donativos