World Needs: De Aveiro para o Mundo em plena pandemia

2415
wneeds.org

Um ano depois de terem surgido os primeiros casos de COVID-19, o mundo passou a adotar comportamentos e hábitos de vida completamente diferentes.

Por Mariana Vilão (voluntária) e Judite Ribeiro (co-founder & executive assistant) / World Needs *

Em março de 2020, por influência das medidas de confinamento adotadas em Portugal, cinco jovens com o desejo de mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor, decidiram fundar a World Needs, uma associação juvenil com sede em Aveiro, sem fins lucrativos, que pretende ser a maior plataforma social colaborativa em Portugal, através do trabalho voluntário, de Portugal para o Mundo.

A associação é composta por 30 jovens voluntários permanentes, de várias zonas geográficas do país. Apesar das limitações impostas pela pandemia, muitas foram as soluções que surgiram com a criação de projetos, iniciativas e no lançamento de atividades que passaram a fazer a diferença no dia a dia, com recurso a plataformas digitais e que têm, posteriormente, implicância prática.

As oito áreas de intervenção como a educação, saúde, ação social, voluntariado, investigação, tecnologia, ciência e cultura, são orientadas pelos valores da transparência, ética, moral, respeito e cooperação.

Graças ao apoio do tecido empresarial português, a World Needs levou a cabo inúmeras atividades de apoio a instituições que acolhem crianças e jovens institucionalizadas, bem como, profissionais de saúde nos hospitais, com a entrega de bens alimentares e produtos de higiene pessoal.

Para além desta iniciativa, a organização promove ainda o Wise Business, um prémio que pretende explorar a veia empreendedora dos jovens alunos do ensino secundário, subordinado ao tema: “A Economia Circular”.

Reconhecida pelo Instituto Português da Juventude e do Desporto como Associação Juvenil, a World Needs é uma marca registada em Portugal, que caminha para o estatuto de Utilidade Pública e de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento.

Com o patrocínio oficial da Google, a World Needs desenvolve os seus projetos, entre os seus voluntários, com recurso ao digital. As plataformas disponibilizadas pela gigante tecnológica, permitem, assim, ultrapassar a impossibilidade do contacto físico e das interações presenciais, tendo como alternativa a criação de soluções específicas com maior capacidade de resposta just in time .

Para este ano de 2021, acontecerá aquele que é o maior projeto em desenvolvimento da organização: a missão de voluntariado internacional em Cabo Verde. 10 jovens voluntários irão partir em missão, com o principal objetivo de apoiar a região de Eugénio Lima, na cidade da Praia, através da formação, capacitação e desenvolvimento daquelas comunidades, fazendo assim cumprir um papel importantíssimo de dignificação humana.

As experiências partilhadas por todos os voluntários, permitiram à World Needs adquirir a maturidade imprescindível para os desafios do futuro, ganhando a força necessária para alcançar as metas seguintes.

* Website oficial em wneeds.org

Publicidade, Serviços & Donativos