Vivemos tempos de turbulência…

672
Foto de arquivo.
Dreamweb 728×90 – Video I

E agora, José?”, pergunta Drummond de Andrade, no seu poema “José” publicado originalmente em 1942, na coletânea Poesias. O poema Ilustra o sentimento de solidão e abandono do indivíduo na cidade grande, a sua falta de esperança e a sensação de que está perdido na vida, sem saber que caminho tomar.

Por Maria do Rosário Gama *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Pergunto eu: E agora, mandadores do Mundo,que manobram os governantes como se fossem marionetas, quando param de fomentar asg uerras onde tantos e tantas perdem vidas? E agora, países outrora democráticos que nã opreservaram os seus valores e permitiram o avanço dos populismos da extrema-direita? E agora, Argentina, em que um louco (não é por acaso que é chamado El Loco) quer acabar com o Estado Social e pôr em risco pensões e subsídios de desemprego (“tudo que puder estar em mãos privadas estará” – Javier Milei)? E agora, Países Baixos, com a extrema-direita de Geert Wilders, a ganhar as eleições e a receber os parabéns de vários dirigentes políticos da direita radical europeia, entre eles o líder do Chega que escreveu na sua conta pessoal do X (antigo Twitter) que o “amigo” Geert Wilders acabou de vencer as eleições. “É o último sinal: a seguir será Portugal”?

E agora, Portugal? Como vamos sair desta crise iniciada a 7 de Novembro e com desfecho (?) em10 de Março?Que propostas fazem os partidos para combatera pobreza que, segundo o último relatório da Pordata, atinge 20% da população portuguesa?E que medidas estão previstas para dar respostas ao envelhecimento da população portuguesa em que 24 % tem 65 ou mais anos e este número ainda vai subir? Que medidas para combater a solidão das pessoas mais velhas sabendo que um em cada quatro vive sozinho(a)? Que medidas previstas para fazer aumentar o número de anos de vida saudável, de modo a garantir uma maior independência à população mais velha? Que medidas estão previstas para aumentar a participação da população mais velha na sociedade, nomeadamente em actividades de lazer e culturais? Que medidas estão previstas para combater a info exclusão da população mais velha? Que medidas estão previstas para diversificar os apoios sociais, nomeadamente o apoio domiciliário e a oferta de estruturas residenciais para idosos (ERPI)?

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Em 2021, a população com 80 anos ou mais era de 694 342indivíduos, a resposta em lares abrangia 103 481, o que corresponde a uma cobertura de 14,9%.; o apoio domiciliário abrangia 112 724, o que corresponde a uma cobertura de 16,2%. Estes dados mostram como ainda estamos longe de atingir um
grau de segurança que nos permita encarar o futuro com confiança. Se o “Pai Natal” trouxer boas notícias para o país e para o mundo, saudaremos com alegria as suas respostas!

* Presidente da Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados. Nota : Alguns dados deste editorial foram retirados dac omunicação que a Drª Luisa Loura, Directora daP ordata, fez numa sessão organizada pela APRe!, emLisboa, no dia 15 de Novembro, p.p.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780